UPAE/Imip em Petrolina atinge quase 2 mil cirurgias eletivas em 2017

por Carlos Britto // 29 de abril de 2017 às 19:30

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), gerido pelo Imip, somente neste ano já realizou quase 2 mil cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral, vascular, dermatologia, oftalmologia, urologia, gastroenterologia e proctologia. Ao total, mais de 20 mil procedimentos do tipo já foram realizados em menos de quatro anos.

O serviço faz parte do setor de especialidades da unidade de saúde e atende a demanda interna, proveniente do ambulatório. Ou seja, não há marcação externa, as cirurgias eletivas da UPAE são indicadas apenas pelos médicos da casa.

Para a realização das cirurgias de pequeno e médio porte compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24 horas), a unidade possui uma clínica cirúrgica composta de quatro enfermarias com dez leitos, um bloco cirúrgico com três salas de procedimento e uma sala de recuperação pós-anestésica. Já a equipe é composta por 2 gerentes, 2 enfermeiras, 9 técnicas e 20 médicos em sistema rotativo.

Em geral, a procura maior é pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. Para ter acesso às cirurgias eletivas o paciente deve primeiro passar pelo posto de saúde e ser avaliado pelo clínico. Se julgar necessário, o médico da atenção básica irá encaminhá-lo ao especialista. Essa primeira consulta é marcada via Secretaria Municipal de Saúde com o encaminhamento do posto.

Caso o serviço referenciado pela secretaria seja a UPAE, esse paciente então ingressa na unidade para a sua consulta com o especialista, que avaliará a necessidade da realização de uma cirurgia. Sendo a cirurgia indicada pelo médico da UPAE, o paciente então realiza exames pré-operatórios (laboratoriais e de imagem) na própria unidade e passa pelo serviço social para receber informações sobre documentos e o procedimento a ser realizado. Após esse processo, o usuário tem a sua cirurgia agendada pela central de marcação interna.

Segurança

Para garantir a segurança do paciente nas cirurgias, foi implantada em 2014 a Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico, que criou dois instrumentos: o Protocolo Operacional Padrão do Bloco e da Clínica Cirúrgica, e o Checklist da Cirurgia Segura. Através destes, a UPAE mantém um índice de infecção em cirurgias 20 vezes menor que o parâmetro nacional, garantido ao paciente um alto percentual de segurança. Essa iniciativa foi reconhecida em nível estadual durante o 1º Seminário de Práticas Exitosas do Imip em 2016. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

UPAE/Imip em Petrolina atinge quase 2 mil cirurgias eletivas em 2017

  1. Edinalva costa disse:

    Esses médicos cirugião faz cirugia por lazer? Na parte pélvica mo ovário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários