
Os novos conselheiros tutelares de Petrolina, eleitos via voto direto no último dia 4 de outubro de 2015, tomaram posse nos cargos ontem (10), em solenidade oficial realizada no gabinete do prefeito Julio Lossio.
A cidade, a partir deste ano, terá dez conselheiros e foi divida em duas regiões: O Conselho Tutelar 1 terá cinco conselheiros (Niltiany Freire, Hiago Cavalcanti, Gileade Azevedo, Francisco Gilvan e Regislane Pereira) e atenderá na Rua das Laranjeiras , nº 67, no Centro.
Já o Conselho Tutelar 2 terá os outros cinco integrantes (Evaldo Francisco, Silvana Barbosa, Regicleide Bomfim, Yasmim Araújo e Maria de Lourdes Cordeiro). A sede fica localizada na Rua Carretão, nº 76, bairro Gercino Coelho. Os novos conselheiros terão mandato de quatro anos .
A posse contou com a presença dos secretários Heitor Leite (Educação), Lúcia Giesta (Saúde) e Célia Regina (Cidadania), que fez questão de agradecer aos antigos conselheiros, além de dar as boas vindas aos novos profissionais.
Estrutura
O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atua no âmbito do município e tem a função específica de atendimento a cada caso de maus tratos, espancamentos, violência sexual, negligência, exploração do trabalho infantil, abandono ou qualquer outra forma de violência cometida contra crianças e adolescentes. Suas atribuições estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). (foto: Ascom PMP/divulgação)


