Em pleno fim do ano, pelo menos 12 trabalhadores terceirizados da Prefeitura de Petrolina estão sendo prejudicados pelo atraso de seus salários. De acordo com as denúncias, o problema afeta os funcionários ligados à empresa ‘Fenix’, que prestam serviços na área de reforma de praças e logradouros públicos.
Um desses funcionários afirma que pedreiros, soldadores e ajudantes de pedreiro teriam recebido parte dos benefícios, mas a empresa alegou não ter mais dinheiro para efetuar o restante dos pagamentos.
“Eles [empresa] prometeram fazer um depósito do vale refeição, depositaram um vale de R$ 180,00, mas ainda tem gente sem receber. Eu liguei para a empresa, mas me disseram que não tinha mais dinheiro para fazer o depósito”, disse Clebson Batista.
Sobre a denúncia, a secretária de Serviços Públicos de Petrolina, Tatyanne Lima, explicou que a empresa Fenix está sem a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, o que impossibilita o município de repassar as verbas à empresa.
“O que acontece é que a empresa está sem a Certidão, e pela cláusula contratual isso impossibilita que a prefeitura repasse qualquer tributo. A Fênix está respondendo processos trabalhistas por este motivo. Então não temos como pagar devido à falta de apresentação da certidão”, explica.
Ainda de acordo com a secretária, a empresa vem descumprindo acordos, o que levou a uma abertura de processo administrativo contra a Fênix . “Num pagamento anterior a este nós fizemos o pagamento mediante uma declaração da empresa de que regularia o serviço em até 30 dias, mas a empresa continua com este problema e o município não tem como fazer a quitação deste débito”, explicou.


