Em Juazeiro, Operação Pipa atende 395 comunidades rurais

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2015 às 15:39

Foto: arquivo

operação pipa juazeiro

Se em Petrolina o abastecimento d’água por meio de carros-pipas virou alvo de polêmica, em Juazeiro (BA) o serviço vai seguindo a contento até agora. Mais 150 mil de litros de água potável já foram distribuídos na zona rural para socorrer as famílias que sofrem com a estiagem prolongada e que ainda não possuem sistema de abastecimento. Os trabalhos fazem parte da Operação Pipa, desenvolvidos pelo Ministério da Integração e Exército Brasileiro, em parceria com 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina (72ª BIMtz) e Prefeitura de Juazeiro, por meio da Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC). Atualmente 395 comunidades rurais no município estão sendo atendidas, num total de 22.700 pessoas.

A água distribuída é colocada em cisternas comunitárias, onde várias famílias podem ter acesso, e também em cisternas individuais cadastradas pelo Ministério da Integração. Atualmente estão em atividade no município, 31 carros-pipa distribuindo, em média, 13.950 litros de água por mês. A informação é da assessoria da prefeitura.

O presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Adalberto de Carvalho, afirma que Juazeiro tem se destacado pelo planejamento em relação à Operação. “Em que pese o prolongamento da atual situação de estiagem, temos mantido o empenho em dar continuidade às ações iniciadas, inclusive elevando os índices registrados anteriormente. A equipe da COMDEC do município de Juazeiro tem estado em constante vigilância, no que diz respeito ao monitoramento da assistência às famílias do interior, principal foco do nosso trabalho“, destacou.

A Defesa Civil explica que cada pessoa deve utilizar 20 litros de água/dia, que são usados para todas as necessidades. “Essa água é suficiente para as necessidades básicas, como beber, para cozinhar e banho”, garantiu.

Alegria

O morador do povoado Curral Fácil, no distrito de Juremal, João Duarte de Souza, 53 anos, falou da alegria em poder ter água limpa para sua família. “Só tenho a agradecer à Defesa Civil e ao Exército pelo esforço de garantir nossa água para cozinhar e beber. Somente quem já passou sede reconhece esta ação. A Operação Pipa é extremamente importante para as comunidades que não têm acesso à água potável”, diz João. (foto: Ascom PMJ/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…