Tecnicamente não há mais como retirar água da Barragem do Rosário que abastece os municípios de Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama e São José do Egito, ambos no Sertão pernambucano. A Compesa confirmou a informação neste final de semana quando afirmou que toda água explorável do reservatório já foi retirada, não havendo mais possibilidade de captação.
Tuparetama, por exemplo, deverá ser abastecida a partir de hoje (9) por carros pipas que vão levar água às caixas d’água nos pontos já determinados pela Compesa. A Adutora que levava água do sistema Rosário para abastecer as cidades, inaugurada em março de 2013, com 54 quilômetros de extensão entre Rosário e São José do Egito, deverá ser utilizada para fazer o sentido inverso, levando água da segunda etapa da Adutora do Pajeú.
Problema é saber quando as obras da adutora estarão concluídas. Inicialmente estavam previstas para o primeiro semestre. Mas, problemas com repasses de recursos e atrasos na entrega de material mudaram o prazo para, quem sabe, fim deste mês ou dezembro. (de Anchieta Santos para o Blog)


