Estudantes de Salgueiro são apresentados aos encantos da cultura sertaneja no Museu do Rei do Baião

por Carlos Britto // 08 de julho de 2015 às 21:07

museu gonzagãoCerca de 50 alunos do 1° ao 5° ano da Escola Municipal Professora Maria Nilza em Salgueiro (PE), no Sertão Central, fizeram ontem (7) uma viagem à cultura, à religião e ao cotidiano de Luiz Gonzaga, o eterno ‘Rei do Baião’. A iniciativa da visita foi da própria escola e teve o apoio da prefeitura, que procura estimular os estudantes da rede municipal através de atividades extraclasses, a interagirem mais ampla e profundamente com temas relevantes à sociedade. 

visita museuA turma visitou o museu, que fica no Parque Aza Branca, situado em Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga. O parque de 1.500 hectares localiza-se numa antiga fazenda comprada pelo artista, em 1974. Ele foi idealizado pelo próprio Gonzagão, que, já com a carreira consolidada, quis construir um complexo de atrações para preservar seu nome e sua obra.

Logo ao entrar, os alunos percorreram o lugar onde se encontra o maior acervo material original do músico. Entre os objetos pessoais, há sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro e fotografias.

Outra atração é a casa onde ele morou, que mantém os móveis originais, e o mausoléu onde Gonzaga está sepultado junto a sua primeira mulher (Dona Helena), que seu filho Gonzaguinha mandou construir para o casal. (fotos: Ascom PMS/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!