Principais fatos que marcaram maio

por Carlos Britto // 07 de junho de 2015 às 15:23

sintepe_282x179Dia 4 – Professores da rede estadual de Pernambuco suspendem a greve geral da categoria, após 24 dias. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) decidiu aceitar um prazo oferecido pelo governo.

Cristina-CostaDia 5 – o clima esquenta na Casa Plínio Amorim entre a vereadora Cristina Costa e o 1º vice-presidente, Ibamar Fernandes, que assumiu interinamente a Mesa Diretora em virtude de uma viagem do presidente Osório Siqueira ao Recife. Cristina criticou abertamente Ibamar por agir de forma autoritária, privilegiando alguns colegas no tempo de discurso e discriminando outros, inclusive ela. A vereadora, que foi respaldada pelos governistas, apresentou um ofício ressaltando que só participaria novamente das sessões plenárias se Ibamar não conduzisse mais os trabalhos.

 – Mais um panelaço é registrado no país por conta da propaganda eleitoral do PT na televisão.

bonus univasf debate2Dia 7 – Bonificação da Univasf para estudantes do Vale do São Francisco que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é discutida na Casa Plínio Amorim.

Dia 8 – Governadores do Nordeste cobram do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a criação de um fundo institucional para a região, como condição para aderirem à proposta do governo federal de combate à guerra fiscal.

Dia 12 – Retorno do horário das sessões plenárias para as manhãs, na Casa Plínio Amorim, volta a ser alvo de polêmica.

Dia 14 – Mais um mototaxista é assassinado em Petrolina. desta vez o fato ocorreu no bairro São Gonçalo, gerando revolta entre a categoria, que fez um protesto na cidade pedindo segurança às autoridades para o trabalho dos profissionais.

Miguel Coelho segurança pública– Audiência pública na Casa Plínio Amorim discute a onda assustadora da criminalidade em Petrolina e Juazeiro da Bahia.

Dia 15 – o Blues perde o talento de BB King. O músico, que sofria de diabetes há mais de 20 anos, morreu aos 89 anos.

Dia 16 – Ônibus é incendiado na zona oeste de Petrolina.

piso agentes casa plinio amorim (2)Dia 19 – Projeto de lei que regulamenta o piso nacional de R$ 1.014,00 aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e os de Combate a Endemias (ACE’s) de Petrolina é enviado pelo prefeito Julio Lossio à Casa Plínio Amorim.

João Bosco Codevasf – Por questões políticas, Codevasf troca de comando em nível nacional. Deixa o cargo Elmo Vaz e assume Felipe Mendes. Em Petrolina, o PT se mobiliza para garantir a permanência de João Bosco Alencar (foto) à frente da 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia.

 – Policiais civis de Pernambuco fazem uma paralisação de advertência contra as precárias condições de trabalho e por melhorias na carreira dos profissionais.

Maria ElenaDia 21 – o clima eleitoral esquenta de vez na Casa Plínio Amorim, com críticas do líder da bancada de oposição, Ronaldo Cancão, de sua colega Maria Elena e de Dr.Pérsio Antunes a uma carta supostamente feita pelo estudante Julio Lossio Filho, o ‘Julinho’, criticando o deputado estadual Miguel Coelho e o pai dele, senador Fenando Bezerra Coelho. A ex-vereadora Raimunda Sol Posto não gostou e decidiu retribuir as farpas, focando principalmente em Maria Elena, numa carta enviada à imprensa. Dr.Pérsio duvidou de que as duas cartas (de Julinho e de Raimunda) tivessem sido escrita por ambos.

Dia 25 – Prefeitura de Petrolina lança oficialmente a programação oficial do ‘São João do Vale 2015’.

Dia 27 – Funcionários da empresa Viva Petrolina anunciam greve por conta de questões trabalhistas, mas o movimento dura menos de 48 horas porque a categoria aceitou a proposta da direção da empresa.

 – Câmara dos Deputados aprova fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.

Dia 29 – Professores da rede estadual de Pernambuco decidem pelo retorno da greve geral da categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários