Com o mundo dos smartphones, os orelhões ficaram esquecidos. Mas uma nova determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode reviver um pouco o uso deles. Os orelhões da Oi em Pernambuco e mais 14 estados devem permitir ligações locais gratuitas.
A determinação entrou em vigor ontem (15). Por meio de um despacho, a Anatel determinou que o Grupo Oi garanta a disponibilidade da planta de orelhões de, no mínimo, 90% em todas as unidades da federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por acesso coletivo, até 31 de março de 2015.
Na medição realizada no último dia 31 de março deste ano, a Oi não atingiu os patamares mínimos de disponibilidade nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Como a empresa não atingiu os patamares até a data da medição, a Anatel multou a concessionária em R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento, com valor máximo de R$ 10 milhões, valor que pode ser deduzido com o oferecimento de chamadas gratuitas nos orelhões.
As chamadas devem permanecer gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados, mediante aprovação da Anatel. O difícil é achar um orelhão, e pior ainda é achar um que esteja em boas condições de uso.(Fonte/Folha-PE)



Acontece, que na pratica é diferente, a maioria dos orelhoes foram retirados e quando você encontra um funcionado, quando faz a ligaçao direta você não consegue,mas quando vc liga a cobrar vem uma mensagem dizendo que aguarde que estará completando a ligação gratuitamente, numa forma de só saber que faz ligação de graça depois que voce tenta ligar a cobrar..