Coletivo ‘Amigos da Ilha do Fogo’ critica falta de atenção de Julio Lossio e chama prefeito de “arrogante”

por Carlos Britto // 18 de março de 2015 às 17:02

ilha do fogoO Coletivo Amigos da Ilha do Fogo, que luta pela preservação da ilha e acesso da população ao local, enviou aos veículos de comunicação, na tarde de hoje (18), uma nota de repúdio contra o prefeito de Petrolina, Julio Lossio. Segundo o grupo social, o município não cumpre com o que foi acordado para a liberação da Ilha do Fogo e o gestor municipal estaria travando o diálogo.

O Coletivo pede que o prefeito “desça do pedestal da arrogância e da imaturidade politica, e honre os compromissos assumidos”. Em 2013, o Exército e as prefeituras de Juazeiro e Petrolina definiram uma série de medidas para abertura da ilha nos fins de semana e feriados. As prefeituras ficariam responsáveis pela limpeza e infraestrutura, mas apenas a Prefeitura de Juazeiro estaria cumprindo com o que ficou acordado.

Vejam a nota de repúdio completa.

Coletivo de amigos da Ilha do Fogo vem a público repudiar a forma desrespeitosa e arrogante do prefeito Julio Lossio, de Petrolina. Desde que o Exército Brasileiro, através do 72º BIMtz, teve a posse da Ilha do Fogo, concedida através do ato administrativo da Superintendência de Patrimônio da União – SPU, em Recife, que o prefeito tem se comportado como um déspota, arrogante e desrespeitoso com a população mais carente de Petrolina, pois está mais do que comprovado que quem usa a Ilha do Fogo como a única forma de lazer gratuita é essa parcela significativa da sociedade petrolinense.

Foram várias tentativas do Coletivo da Ilha do Fogo, assim como de outras instituições sociais, de estabelecer um canal de diálogo com o prefeito Lossio, mas como sempre encontramos as portas da prefeitura fechadas ou somos recebidos de forma debochada por seus asseclas travestidos de secretários municipais, que nada resolvem.

No mês de janeiro de 2013, o Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República Polo Petrolina/Juazeiro, solicitou à Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) que juntamente com as prefeituras locais e outras entidades elaborassem um projeto, para viabilização de infraestrutura para o funcionamento da Ilha do Fogo, com acesso da população de Juazeiro e Petrolina.

Foram mais de seis meses de reuniões para se constituir o Projeto Parque da Ilha do Fogo, que possibilitaria a saída do Exército da Ilha do Fogo, com o acesso irrestrito da população às dependências da ilha. Durante todo o tempo em que o Grupo de Trabalho se reuniu, o comportamento do prefeito Julio Lossio foi de desprezo por tudo que representava a ilha, nunca teve a dignidade e a honradez de jogar limpo, de dizer que defendia a permanência do Exército na Ilha do Fogo com a proibição da população de utilizar as dependências da mesma.

No ano de 2013 foi firmado um acordo entre o Exército e as prefeituras de Juazeiro e Petrolina para abertura da ilha nos finais de semana e feriados nacionais. As prefeituras se comprometeram com limpeza, recolhimento do lixo e a infraestrutura de acesso da população, até a presente data somente a Prefeitura de Juazeiro vem honrando o compromisso.

Queríamos aproveitar para agradecer à Prefeitura de Juazeiro, ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco (4º GB) e à Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM), que juntos têm desenvolvido ações que permitem mesmo de forma precária o acesso da população à ilha.

Cabe esclarecer que, em razão da União ter realizado o registro cartorial na cidade de Petrolina, por conta da demanda judicial que impedia que a SPU desse a posse da ilha ao Exército, o IBGE no ano de 2010, reconheceu a Ilha do Fogo como pertencente ao território de Petrolina, fato este que torna a Prefeitura de Petrolina como beneficiária direta da posse da ilha, dificultando que outras instituições tenham a posse. Por fim, esperamos que o prefeito desça do pedestal da arrogância e da imaturidade politica, e honre os compromissos assumidos. Se a ilha do Fogo tinha ou se ainda mantém o estigma de local para o uso e tráfico de drogas, cabe ao poder público estar presente com as políticas públicas necessárias. Entendemos que é para isso que o prefeito foi eleito, para desenvolver politicas públicas, principalmente para a população que mais necessita.

Coletivo Amigos da Ilha do Fogo

Coletivo ‘Amigos da Ilha do Fogo’ critica falta de atenção de Julio Lossio e chama prefeito de “arrogante”

  1. Amigo do Inimigo do meu Inimigo disse:

    Ele não tá nem aí, tá agora é escrevendo livro de bichinho, ha ha ha… Petrolina tá ferrada!

  2. FABIANA M BARBOZA disse:

    ELE NÃO LIGA PARA A CIDADE QUE É DIREITO DELE CUIDAR, QUANTO MAIS DA ILHA DO FOGO QUE É DA UNIÃO!!!!

  3. julio safado disse:

    Deixem nossa lha em paz, Julio Lossio tem a Super Chácara dele pra desfilar aquele beleza horrivel que é ele por isso não estar nem ai pra gente .
    Julio Lossio você éuma derrota, votei em você , você é uma grendepessoamasnão estar nem ai pra gente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários