Os casos de Calazar já afligem os cidadãos petrolinenses, mas pior ainda é não ter como entrar em contato com as autoridades sanitárias para esclarecer o assunto. Veja, por exemplo, este email que recebemos de um leitor do Blog:
Caro Carlos Britto,
Em um momento crítico que a cidade vive, com tantos casos de calazar em animais, me vejo em uma situação de perigo, pois tenho um animal há vários anos , e o crio com toda higiene nescessária, porém o mesmo se encontra com os sintomas dessa moléstia.
Todavia tenho notado algumas entrevistas a respeito do assunto, mas não divulgam nenhum número de telefone para que possamos contactar o serviço.
Solicito que caso tenha algum número de contato, por gentileza me forneçam pois já tentei de várias formas a exemplo:
O próprio site da prefeitura , lista telefônica(102)etc..
Em todos os bairros pelos quais passo , observo vários animais com sintomas dessa doença, o que se faz nescessário uma urgente divulgação de um contato para a população.
Joedan Martins



Realmente, é uma preocupação que precisa ter uma certa urgência!
A cidade tem câes por toda parte. como se não bastasse os câes ficam rasgando as sacolas de lixo deixadas por moradores no dia da coleta!
Já ouvir miutos comentários dos moradores preocupados com a grande quantidade de animais nas ruas.
Tá na hora das Autiridades tomarem uma providencia urgente!
ATENÇÃO CALAZAR MATA VOCE DEPOIS MATA SEU CÃO
A Leishmaniose visceral canina(LVC) conhecida como CALAZAR,é uma enfermidade endemica no Nordeste,em Petrolina e Juazeiro tem grande incidencia.É considerada uma doença negligenciável ( pois afeta a população mais carente e falta atenção sanitária maior pois ´não rende as multinacionais elevados retornos financeiros) e emergente. É uma perigosa ZOONOSE doença transmitida dos animais para o homem,tendo o cão como seu principal reservatório. Um mosquito flebótomo é o vetor da transmissão CÃO>HOMEM.Em Juazeiro a Clinica Veterinária ANIMALMED tel. 74 36114492 mantem convenio com laboratorios , realiza exames de Calazar e distribui informativo sobre a doença . Vale informar que não existe tratamento para o cão soropositivo tendo que ser eliminado.Existe vacina contra o Calazar para cães soronegativos. O tratamento para os humanos é prolongado e doloroso. Se voce tem cães faça a sua parte,procure orientação de um médico veterinário.A grande população de cães vadios, chamados cães de rua, associado ao desinteresse da vigilancia sanitária nas duas cidades é um perigo constante para a população, mesmo para quem não tem um cão em casa .Em Petrolina ainda existe um Centro de Zoonoses,mas Juazeiro…nem planos…
No site do Ministério da Saúde(end. eletrônico abaixo) há um telefone que não é do estabelecimento: a mulher reclama que todo mundo liga pra lá perguntando se é o Centro de Zoonoses…
http://cnes.datasus.gov.br/Exibe_Ficha_Estabelecimento.asp?VCo_Unidade=2611102429713&VEstado=26&VCodMunicipio=261110