Os professores da rede municipal de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, terão seus salários reduzidos em até 40%, aumento na carga horária, além de outras mudanças regidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), aprovado pela Câmara de Vereadores, apesar dos protestos na última quinta-feira (6).
A aprovação causou desespero e revolta nos professores que recebem o piso nacional de docentes estabelecido pelo MEC, no valor de R$ 1.567, além de gratificações, que totalizam o valor de R$ 2.193.
De acordo com o SSM (Sindicato dos Servidores Municipais), 2 mil professores devem ter os salários reduzidos em até R$ 650.
Devido à aprovação da reformulação do PCCR, o sindicato disse que todos os professores estão em greve por tempo indeterminado. De acordo com a presidente do sindicato, Mazé dos Santos, a greve não foi deflagrada ainda devido aos trâmites legais.
“Vamos respeitar o prazo de 72 horas para entrar em greve. O que não podemos é ficarmos calados. Vamos continuar os protestos”, disse Santos.
Ao final da votação dos vereadores, que foi de 12 votos a favor e quatro votos contra, os professores pegaram ovos para jogar nos políticos. Durante o tumulto, a PM (Polícia Militar) e guardas municipais usaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes.
Os vereadores a favor dos professores e que votaram contra o projeto foram Cláudio Luz (PT), Glédson Bezerra (PTB), Rita Monteiro (PT do B) e Tarso Magno (PR). Eles informaram que vão debater a possibilidade de pedir anulação da sessão extraordinária.
Tumulto
A sessão foi tumultuada e até os vereadores discutiram com a mesa diretora. Luz discutiu com o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio de Lunga (PSC).
Durante a votação os professores chegaram a mostrar pacotes de dinheiro e jogar no plenário notas para que os vereadores pegassem “porque eles são comprados”, diziam em coro.
A sessão esquentou depois que três professores conseguiram invadir o plenário e foram retirados pela polícia. Os manifestantes gritavam palavras para agredir os vereadores, chamando-os de “ladrões“, “bandidos“, “quadrilha” e “vendidos”.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte disse que o corte no salário dos professores foi necessário para se enquadrar na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e reforçou que os valores pagos aos professores não fechava a folha de pagamento. O projeto foi enviado pelo prefeito Raimundo Macedo (PMDB). (Fonte: Portal UOL)



Isso é uma vergonha! Onde já se viu reduzir salário de professor e ainda mais em uma proporção tão absurda quanto esta! Lamentável!! É por essas e outras que estou desacreditada da política! Só existe interesse pessoal nesse meio e nada de preocupação com o povo!
Gente, isso é um total absurdo. O Sindicato deve acionar o Ministério Público. O Projeto é inconstitucional. Pelo amor de Deus, isso é a mais cruel demonstração de descaso com a educação.
É preciso dizer ainda que esta mesma Câmara aprovou, em junho do ano passado, um aumento de 100%, nos próprios vencimentos e naquele do prefeito, para amarrar bem as coisas e evitar um possível veto.
Absurdo!
O Piso Salarial do Professor é CONSTITUCIONAL, portanto, nenhuma lei pode incidir sobre. Muitos gestores, fracos e descomprometidos com a população, “escondem-se” na Lei de Responsabilidade Fiscal para justificar sua incompetência e falta de planejamento.
Diminuir salário de professor é coisa para ignorante ou insano. Maior prejuízo terá o povo!
Um mínimo de justiça (justa) e esse caso renderia improbidade para os políticos envolvidos.
essa é a ditadura do PDMB
Brito; Essa foi uma das mais absurdas, desumanas e tristes notícias que eu já vi em seu Blog. Qual a esperança de melhoria de uma nação que diminui os salários do principal trabalhador dela: O Professor ??? Deu um desânimo com nosso país agora amigo, o choro dessa professora foi de arrepiar, estamos rumo ao quinto mundo…
coisa da politica brasileira e quem paga as contas deles é o povo.
CUIDADO PETROLINA PODE COPIAR
ISSO É BRASIL,,,,,,POR CAUSA DESSAS COISAS MEU IRMÃO FOI EMBORA DESSE PAIS CHAMADO BRASIL,,,,DE INJUSTIÇA….EU HENNNNN
Gente, que ato leviano, injusto, inconsequente! A classe docente já vem há séculos discriminada, desvalorizada, sofrida. Só ignorantes iguais a esses políticos dessa cidade que não sabem que a educação é o caminho, a solução para tirar uma nação da miséria. Com todo respeito, que desrespeito aos trabalhos e ensinamentos deixados pelo nosso querido Paulo Freire! A cidade em peso, excetuando esses políticos bandidos, deve acordar e ir para ruas protestar!!!!!!
GS
ISSO É UM CRIME. É INCONSTITUCIONAL. BAIXAR SALÁRIO…….. OS PROFESSORES NECESSITAM DE MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO,,,,,
É CRIME,,,,,, INCONSTITUCIONAL…… OS PROFESSORES NECESSITAM DE MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO…………
Os Vereadores de Juazeiro do Norte CE demonstram seu sentimento de descaso com a Educação deste Município, ao tomarem uma medida canalha deste tipo cabe a população mobilizar-se para retaliar tal medida, mostrando aos mesmos Vereadores que o povo é a favor de uma Educação de qualidade e tem respeito por seus Educadores, gente não deixem essa medida ditatorial prevalecer.
Deixo por meio desta meu repudio aos canalhas que compõem a Câmara de Vereadores
de Juazeiro do Norte CE.
Eu acho super justo, afinal professores já ganham muito bem e não fazem nada, todo professor tem carro, se eles acham que ganham pouco se comparem com os garis. E os vereadores merecem sim ganhar bem mais que os professores, afinal os vereadores fazem tudo pelo município.
SERÁ QUE UM BANDIDO DESSES DEVE SER CHAMADO DE VEREADOR????
TENHA VERGONHA, SENHOR PREFEITO, VALORIZE A EDUCAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DA BOA VISTA -PERNAMBUCO QUER FAZER O MESMO. CONTRATOU DEMAIS ANTES DA ELEIÇAO, ISSO É IRRESPONSABILIDADE FISCAL. VIVA JETRO GOMES QUE MESMO COM CRISE NUNCA CORTOU DIREITO DO EFETIVO.