Em Santa Filomena, (PE), no Sertão do Araripe, os estudantes do Prevupe que moram na cidade e aos finais de semana precisam se deslocar até Ouricuri (PE), que não fica tão distante, enfrentam um verdadeiro suplício.
Segundo a leitora Izabel Cristina Castro, a Prefeitura de Santa Filomena recusa-se a ceder o transporte para a locomoção dos alunos, tornando-se praticamente impossível a continuidade do curso preparatório para o vestibular.
Confiram o desabafo dela:
“A minha cidade: aqui eu não vivo, na realidade sobrevivo
Gostaria de estar me posicionando de maneira diferente, de estar falando sobre a cidade pacata, acolhedora, um lugar ideal para se viver. No entanto, os fatos me obrigam a ser realista, e assim sendo, irei expor a minha indignação diante do descaso para com nós, jovens, que aqui tentamos sobreviver em meio à falta de oportunidades. Sendo que estas, quando surgem, nos são tiradas das mãos.
Pois bem, Santa Filomena enfrenta várias mazelas sociais, as quais somente serão amenizadas por meio da educação. Esta que aqui se resume ao ensino regular (fundamental e médio).Por isso, na tentativa e esperança de que podemos mudar a nossa cidade, por meio da educação e conhecimento, não costumamos ficar inertes diante dos obstáculos. E foi com esse pensamento, que nós (alguns jovens) decidimos ingressar no Prevupe, com a finalidade de estarmos melhores preparados para os vestibulares, e assim fizemos.
No entanto, embora já tenhamos efetuado nossas matrículas e assistido a algumas aulas, estamos convivendo com a constante dúvida de até quando ainda continuaremos a assistir aulas. Motivo(s)?Torna-se inviável, financeiramente, sendo que realizamos outros gastos, pagarmos as nossas passagens todos os finais de semana para que possamos nos locomover de Santa Filomena a Ouricuri, uma vez que estamos enfrentando grandes dificuldades para conseguirmos um transporte da prefeitura.
Portanto, o que tenho observado é que a nossa cidade está em um complexo processo de retrocesso, pois como já mencionei anteriormente, nos faltam oportunidades, ou seja, o nosso município não nos oferece esta inclusão social, e quando as buscamos em outras cidades não recebemos o devido apoio que os cidadãos daqui deveriam receber. Simplesmente somos ignorados. E depois algumas pessoas nos criticam, como se não buscássemos o nosso espaço. Como vocês podem perceber, a realidade é outra…Estão querendo cortar as nossas asas para voarmos, voarmos em direção do que hoje é um sonho, mas que futuramente será nossa realidade.
Contudo, afirmo que estes ocorridos são frutos de erros que cometemos em um único dia, sendo que suas consequências perduram por 1.460 dias. Poderiam ser dias de glórias, de participação na história da cidade… Mas fazer o quê? Estamos tentando, lutando, buscando, cobrando um posicionamento favorável por parte da administração em questão. Enfim, esperamos que os nossos esforços não sejam em vão.”
Izabel Cristina Castro/Leitora



Bom dia, essa Menina ela é toda cheia dessas coisas aqui na cidade todo mundo só reclama dela pois ela só critica, tem a fama de inteletual, mas na minha opinião ela não sabe se colocar no lugar dela, acho que se ela estivesse pedido esse carro a pessoa certa ela teria conseguido… se ela tivesse procurado a secretaria de educação a pessoa de MARIA DOS HUMILDES FEITOZA acho que ela teria como conseguir, mas pelo contrario como ela tem essa fama aqui na cidade de só criticar ela procurou a imprenssa penssando que ia intimidar, nem DEUS agradou a todos, ” Fica a Dica IZABEL CRISTINA, procure a pessoa citado no comentario que concertea ela vai desenrolar isso pra você e pra todos os alunos.
Obrigado.
ESTOU AQUI PARA DEFENDER O MEU PREFEITO, E FALO QUE BRUNO TEM TODA RAZÃO, QUANDO FALOU QUE ESSA PESSOA Ñ FOI ATRAZ DO PREFEITO PARA LIBERARAÇÃO DO CARRO, PQ EU TENHO CERTEZA QUE ELE REALMENTE É MUITO HOMEM PARA LIBERAR, 1, 2, ATÉ TRES, OU MAIS CARROS, PARA VCS ESTUDAR ONDE QUISER, AGORA VCS DEVIA CONVERSAR LOGO COM ELE, PRA DEPOIS ESTÁ AI CRITICANDO, RSRSRS, MAIS JÁ SEI É COISA DE OPOSIÇÃO MAL SATISFEITO, COM A VITÓRIA DE GILDEVAM MELO, MAIS PODE ACOSTUMAR, PQ DAQUI A QUATRO ANO E MAIS EMAIS É GILDEVAM DINOVO. AGORA SE VC Ñ ESTÁ SATISFEITO O PROBLEMA É SEU, EU MESMO ESTOU MUITO SATISFEITO, COM A SUA ATUAL ADIMINISTRAÇÃO, DEIXO O MEU ABRAÇO AO PREFEITO GILDEVAM MELO E TODA SUA EQUIPE…
Voce devia se invergonhar dito, um comerciante falando umas bobagens dessas. Vc e todo o comércio é os primeiros afetado com a mau administração desse cara. Que vergonha!
Senhor Bruno, quero mandar uma mensagem pra ti, principalmente pra ti, e para quem leu a crítica da aluna Izabel Cristina Castro. Senhor Bruno, não generalize a opinião das pessoas desta cidade quanto personalidade desta garota, dizendo que todo mundo da cidade só reclama dela. Entenda que esta aluna juntamente com outras, estão passando dificuldades enquanto a transporte escolar para conduzi-las pra cidade de Ouricuri-PE. Se o senhor Bruno não sabe, então fique sabendo agora, que a mesma juntamente com as outras alunas procuraram lideranças políticas deste município e não tiveram êxito.
O senhor procure se informar do que se passa ao seu redor, e cuidado com certas críticas injuriosas e difamatórias, pois isto pode te prejudicar, isto é crime.
Entretanto, o senhor Bruno tem razão, quando menciona que à aluna, Izabel Cristina Castro, é intelectual. E quem a conhece, sabe muito bem que ela não é esta pessoa que o senhor denominou: que só sabe criticar, ela tem nome e sobrenome diferentemente do senhor que não teve a coragem de colocar o teu sobrenome. No entanto saiba que a mesma só e somente só esta querendo crescer na vida através da educação e tem uma oportunidade disto acontecer, porém esta tendo dificuldade para isto. Ela realmente esta criticando, mas de forma coerente e certa.
Ela é inteligente isso ninguém pode negar, mas nesse caso acho eu que ela se precipitou…
Ouviu coisas e não esperou ter a conclusão para poder se manifestar.
Tenho certeza que falando com a pessoa Ideal que é o PREFEITO PEDRO GILDEVAN, ele liberaria e libera… E acredito sim que ele pode nos ajudar. Acreditei nele antes e continuo acreditando!
O que esta acontecendo é que não teve oportunidade de falar com ele pessoalmente e a pessoa que foi representar os alunos do PREVUPE deve não ter passado a informação exata para ele, porque a mesma chegou com um resultado que deixou todos os alunos com os nervos a flor da pele…
Eu como Filha e Aluna de Santa Filomena, acredito sim que Pedro Gildevan vai ajudar os jovens de Santa Filomena .
Querido Bruno,
Não acreditei quando li seu comentário! O que Izabel Cristina reivindica não é direito dela e dever do poder público? Porque sua revolta? Acho que você não conhece a Constituição da República Federativa do Brasil que no seu artigo primeiro diz o seguinte: ”
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – O PLURALISMO POLÍTICO.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
Porque tanta raiva Bruno? Isso é um direito de todos nós. Devemos sim cobrar dos nossos governantes soluções (mesmo que essas não venham), pois se ele está lá é para governar para todos e não apenas para quem o elegeu. E muito pelo contrário do que você disse, Izabel é uma pessoa amada por muita gente e odiada por alguns invejosos (acho que é seu caso) que não fazem nada e têm inveja de quem faz alguma coisa para ter alguma melhora de vida, e concordo com Manoel Denguinho: Tome cuidado pois crimes contra a honra também levam à cadeia.
São pessoas como Izabel que me fazem acreditar que Santa Filomena ainda tem jeito e que um dia poderemos mudar esta realidade. VAMOS A LUTA!!!
É incrível como as pessoas já se adaptaram a situação encontrada em nossa cidade…e quando se deparam com pensamentos diferentes acham um absurdo. Mas é assim mesmo, até por que não tem como se corromper uma cidade sem antes corromper a mentalidade de boa parte da população! A prova disso se encontra aqui em Santa Filomena, mas assim como respeitamos a opinião dos outros independentemente de qual seja seu pensamento, esperamos o mesmo. Afinal, é um direito de cada um de nós!
bem colocado o comentário de denguinho, e quero dizer que: enquanto uns bajulam pq tem algum vínculo com a prefeitura, outros estão insatisfeitos com o andamento da cidade, afinal é triste a realidade, pq já mais de 12 anos que a mesma pessoa continua a frente da adiministração dessa, e parece que a população não tem mais esperança, pq quando a época de votar o povo esquece tudo, e só em si. falando do comentário de maykon, tb gostei. agora eu não entendo pq a família dele defende o prefeito e, carne e unha, será que estão mesmo seguindo de acordo com a palavra do senhor?
Lúcia,
Seu comentário foi muito bem colocado, porém como você mesma disse QUEM DEU APOIO AO PREFEITO FOI A MINHA FAMÍLIA PATERNA (que nada tem haver com minhas preferencias políticas) já a minha família materna ( ou seja, os Castro) a maioria não votou no atual prefeito, e independente de votar ou não, garantir transporte escolar é um dever do gestor do município.
O que acontece aqui em Santa Filomena é politicagem, pois ninguém está denegrindo lado A ou lado B, estamos apenas falando a realidade e fazendo com que essa realidade chegue ao conhecimento de todos. O que os alunos reivindicam é um direito deles, eles não estão pedindo favor a ninguém, isso é um direito de todos.
POR ISSO QUE O SENHOR DIZ: NEM TODOS QUE DIZ SENHOR SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS!!!!
Concordo plenamente!
Um país que é doente e não se cura
Quer ficar sempre no terceiro mundo
Que do poço fatal chegou ao fundo
Sem saber emergir da noite escura
Um país que engoliu a compostura
Atendendo a políticos sutis
Que dividem o brasil em mil brasis
Pra melhor assaltar de ponta a ponta
Pode ser o país do faz-de-conta
Mas não é com certeza o meu país
Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, fico calado, faz de conta que sou mudo…
santa filomena é minha cidade natal, mas tenho até vergonha de dizer que sou daí, até quando vai uma notícia pra páginas de jornais,e com notícia triste, essa é a realidade, e a culpa não é só do gestor não, é da população em boa parte, não sabem o que é valor.. miseráveis, não tem pobreza pior do que essa, o ser humano não tem valores.e sim: valor.
eita q o prefeito de santa filomena ainda mata nego do coração, só de inveja pq queriam está tudo no lugar dele e ñ podem,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ai é pra quem pode cara, vcs podem se acostumar, coitados, tenho é pena, ufffffffffa arrebenta pedro gildevan, bota pra lascar, estou com vc e ñ abro, torço por vc, sou sua fã, e vc tal Julio Rodrigues, se cuida viu, respeite mais as pessoas esse dito é gente boa, e ele apoia quem quiser, e vc deve respeitar a decisão dele, assim como ele respeita a sua como homem de bem q ele é, rummmmmmm, se cuida seu besta derrotado….abraço a tds até vc tal,Julio Rodrigues q seu nome ñ é esse rummmmmm….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..
tenho é pena de vc suzane buenos, meu nome realmente não é Julio Rodrigues é Júlio César Rodrigues Tavares, e eu diferente de vc uso meu nome nos comentarios ñ tenho medo de me mostrar eu nem voto ai e meu voto ñ foi vendido e nem tenho q tá puchando saco de politico nem um, só disse a verdade mais se vc se ofendeu é pq doeu. e eu ñ disse q dito é ruim pq nem conheço ele direito. mais quando a pessoa entra num blog e faz um cometario ñ pode se chatiar com o comentario dos outros. e só pra vc ficar sabendo eu nem voto ai nem quero votar eu voto é em santa cruz aqui sim nois temos um prefeito. vou encerra e faço uma pergunta pq vc ñ mostra a cara inves de tá se escondendo atrás de nome falso?
Ter conclusão precipitadas dos fatos da Nisso Né!?
A Prova ta mas que comprovada o Prefeito Pedro Gildevan liberou o Carro para os alunos do PREVUPE !!
Atrasado mas liberou. essa é a obrigação dele n é favor.
Primeiramente, quero ressaltar que fico muito feliz diante da interação das pessoas de Santa Filomena.No entanto, creio que isto poderia ter sido realizado sem trocas de farpas entre as pessoas, uma vez que, percebe-se a presença de ofensas pessoais.Portanto, torna-se fundamental termos em mente que não estava sendo julgado a pessoa de “A” ou “B”, porém os fatos, além de que, o texto acima não se refere a um pedido de favor, mas a um direito garantido nos termos da lei.Entretanto, há alguns pontos colocados, os quais eu faço questão de comentar (isto também é um direito que eu tenho):
• Muito curioso, o fato da ocultação do ser, atrás de um perfil de alguma(s) pessoa(s).
• Interessante afirmarem que sou metida a intelectual, na verdade eu sou uma aluna do ensino médio, adolescente, que quero o melhor para o meu futuro, e que faço indagações e questionamentos, e os farei sempre que considerar necessário.
• “Não sabe se colocar no lugar dela”, sem sombra de dúvidas, interessantíssimo.Qual seria meu lugar?Calada, submissa aos ocorridos, fingindo que tudo está bem?!?!Não tenho direito de me expressar, falar sobre os fatos?Muito estranho, aqui não é nenhuma ditadura.Se ficar no meu lugar, for me calar diante dos fatos, não lutar para melhorar o meu lugar…Conforme-se, prefiro não “saber me colocar no lugar certo”.
• Outro detalhe percebe-se, um demasiado, “acho que…” Referia-se a fatos, pedia-se soluções…E não, acho isso, acho aquilo, a pessoa só acha, ela não tem certeza…Aliás, ela tenta induzir a uma idéia, tenta convencer.
• É incrível como algumas pessoas não aceitam a exposição de um fato ocorrido, pois já levam para a politicagem…A questão, volto a repetir, não é a pessoa mas um direito!O objetivo não é convencer que alguém é uma pessoa ruim ou boa, porém, ter um DIREITO garantido, posto em prática.Aliás, este tipo de comportamento só mostra a imaturidade de pensamento, entre ouvir, tentar compreender e falar.O respeito deve ser mantido acima de tudo.É dispensável ofensas pessoais, este tipo de coisa é lamentável.
• Quanto à afirmação de “conclusões precipitadas” talvez, por parte de quem disse isto direcionando a minha pessoa, pois nós, alunos do Prevupe estávamos por dentro da situação…De fato a PREFEITURA cedeu o carro, finalmente, aos estudantes do Prevupe, como já foi mencionado é um DIREITO, e a prefeitura tinha por obrigação ceder este carro, não estávamos fazendo oposição ou alarme atoa, a mesma “PROVA” utilizada, segundo o comentário, de que tinha sido algo precipitado, pois agora a prefeitura cedeu carro…Utilizarei para dizer que não foi precipitado, a prova é que, SÓ AGORA a prefeitura concedeu o carro depois de viagens e de toda essa exposição.Enfim, O FATO É QUE, FINALMENTE, TEMOS CARROS, OS NOSSOS ESFORÇOS NÃO FORAM EM VÃO, INCLUSIVE ESTE…
um comentário desse como o de isabel cristina não dá vontade nem ler. além de extenso, sem sentido.affffffff besteira. tou cansada disso.
rsrrsrrsrsr
Já ta mas que entendido que essa menina só que se vangloriar…
valeu amigo Gildevan Melo, passe o ziper nessa turma linguaruda, prefeito quer um concelho, voce não tem vaga ai pra jornalista não, pq essa tal Izabel Cristina, é boa de jornal viu, só precisa parar a repetição das palavras, o mais está bão…..rsrsrsrsrs, abração a tds vcs comentaristas do blog do amigo carlos britto, e a tds dessa cidade maravilhosa, e em especial, aos que fazem a prefeitura municipal…
O cara escreve “CONCELHO ” com C e ainda vai criticar um texto tão bem elaborado como este de Isabel. Eu tenho é nojo desses apaixonados. Cuidado Dito, vc é uma pessoa pública, não pode estar se expondo dessa forma, vc só tem a perder com isso, e ao invés de estar perdendo tempo comentando assuntos que nem lhe dizem respeito, vá cuidar de sua mulherzinha que tem andado meio ocupada com a internet esses dias, não é mesmo?
Marliane Silva, será q ñ é vc que está usando esse apelido para tentar me tirar do sério, olha amiga ou seja (amigo) cuidado com o q vc está querendo cometer viu, só te te digo isso, ñ estou aqui para desaforo ñ, pq ñ é mulher, ou seja homem, e vai caçar o q fazer em vez de está ai querendo destruir quem vive feliz, fica a dica, DEUS cuide de vc, para ser feliz, pq sendo feliz deixa os outros viverem feliz tambem, pq os infeliz acha que os outros deve viver o q ele vive, saiba que sou feliz, pq sempre quero ver os outros felizes tmb, fica em paz, e DEUS te abençoe….
quem é vc, que fica ai defendendo meu esposo, e agora me vem com essa de apelido dito. se cuida viu, tou de olho em vc, ta penssando o q, fica a dica…só me faltava essa agora….
Aaaaaaaai dentttt
muito bem Clarice, é assim que se fala, cuidado amiga o inimigo está solto, e cuidado que ele usa esse tipinho ai para criticar os outros, eita povinho indemoniado, cruz credo, reza amiga pq vc tem gente de mais que tem olho gordo encima de vc, mais Deus é maior, essa é sua sorte, pq nosso Deus é o Deus verdadeiro, abraço amiga.
Meu amigo Dito você tem péssima memoria ou sofresse amnesia porque em 2008 você era candidato a vereador ao lado de Gilvan cotra Evaneide Melo apoiada pelo Prefeito Gildevan nunca esqueço da sua baixaria contra Gildevan voce chamava de ele de corrupto , desviador de recursos públicos , que tinha acabado com nossa cidade era uma aberração nunca esqueço de seus discursos , nunca votei nem tenho intenção de voltar em Gildevan sei quem realmente ele É, mas nao sei quem você é , pois pior que Gildevan é que acusa e depois esta ao lado dele que vergonha? que falta de caráter? . Vida pessoal cada um examine a se mesmos o que faz com seu próximo e contigo mesmo, pois que é oculta as olhos do homem são visíveis os olhos de Deus. agora falar de uma moça que tem sido um exemplo pra nosso jovens, pois é com luta e com organização é que conquistamos nosso obejetivos
vamos lá gente!!!!!! fazer um protesto em santa filomena, contra o discaso com as pessoas.
já tá mais do que na hora.
Parabéns Isabel pelo seu posicionamento fico feliz em saber que existe pessoas como você que pensa e age assim. Mas tenho uma duvida como foi que você conseguiu encontrar o PREFEITO? Primeiro porque ninguém encontra esse homem no município e quando encontra na prefeitura o povo encara uma fila humilhante para pedir esmola como ele mesmo definiu na primeira gestão. Quando vejo esses comentários fico feliz e triste, feliz porque vejo que as pessoas estão se despertando e triste porque percebo que ainda tem muita gente alienada por esse povo. E meu caro amigo DITO que eu tanto admirava fiquei triste com seus comentários, não imaginava que havia comerciante em Santa Filomena tão atrasado, caro amigo tantas coisas que vem acontecendo nesta cidade e eles querem que fechamos os olhos pelo amor de Deus, porque você não pega o seu carro e dê uma andada na cidade como no hospital, na escola e veja a situação. Vou citar o exemplo mais simples, as escolas, por exemplo, os nossos alunos não tem merenda escolar e quando tem é uma semana no mês e você acha que agente deve se calar diante disso. Seja um homem humilde, aprenda uma coisa “Dar a Cezar o que é de Cezar” você acha isso absurdo o que essa aluna exemplar de aproximadamente 16 anos fez, você deveria se orgulhar diante disso. Então se a você ele nunca negou nada por algum motivo como troca de favor não vá achar que com os outros é a mesma coisa.
E será que você quando quer chupilar pega fila na prefeitura pra ver o homem? Claro que não amigo.
Me responda uma coisa, já que você o conhece tão bem, porque que o prefeito não tem interesse de trazer uma Faculdade publica? Se não souber vou ficar decepcionado mais uma vez, porque eu sei.