Se Pernambuco se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2011, o município de Cabrobó contribuiu para os bons resultados. Em algumas situações, a cidade teve nota superior em relação a outros municípios maiores, como Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.
Na avaliação em estudantes da 4ª série (ou 5° ano), o município tem nota 4,4, ficando atrás de Dormentes e Petrolina. Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, na 8ª série (correspondente ao 9° ano), Cabrobó está na frente de Petrolina, com média de 3,7.
De acordo com a Secretaria municipal de Educação, o Ideb vem crescendo em relação aos anos anteriores. Em 2009, Cabrobó ficou com a média de 3,2 na avaliação dos alunos da 8ª série, enquanto na 4ª série as escolas conquistaram a nota de 3,8.
O Ideb alcançado pela cidade em 2011 corresponde à meta projetada para 2019 nas turmas de 4ª série. Na avaliação da 8ª série, o município já alcançou as médias programadas para 2015.



E o ideb de Petrolina???
Acho que houve algum equívoco na reportagem. Pois Cabrobó não ficou a frente de Petrolina nem nos anos iniciais e muito menos nos anos finais do Ensino Fundamental. Nas turmas de 5º ano, ficamos com média 4.8 enquanto que Cabrobó 4.4, e nas turmas de 9º ano nossa média foi 4.1 e a cidade de Cabrobó 3.7. Como é que está com a média superior a Petrolina. Peço aos redatores que consultem a veracidade das informações antes de publicá-las. É só acessar o site do MEC e estará disponível as médias de todo Brasil, estados municípios e ainda se quiser tem específico de cada escola. Se tem dúvidas não vamos sair escrevendo sem consultar alguém da aréa. Os profissionais de Educação de Petrolina estão de parabéns quase atingimos a meta de 2015 com relação as séries finais e ultapassamos essa meta nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vamos reescrever a matéria e pedir desculpa as profissionais que fazem a educação de Petrolina.