Morre, aos 66 anos, o aboiador pernambucano Vavá Machado

por Carlos Britto // 06 de agosto de 2012 às 18:33

Faleceu nesta segunda-feira (06) o cantor e compositor Ademar Teles da Conceição, o ‘Vavá Machado’, da dupla Vavá Machado e Marcolino. Ele tinha 66 anos e foi vítima de um infarto fulminante ocorrido por volta das 8h30, em um hospital de Olho D’água das Flores, em Alagoas. As informações sobre o estado de saúde do artista são desencontradas. Num site local, Vavá estaria internado há dias na unidade por conta de problemas cardíacos. Um outro site, no entanto, afirma que ele teria se sentido mal enquanto dirigia seu veículo, sendo conduzido para o hospital. 

Vavá Machado era natural de Brejão (PE) e fez história ao lado do alagoano Marcolino. Eles gravaram vários discos de aboios, toadas e forró. A dupla estava separada há alguns anos, mas Vavá continuava cantando em vários eventos pelo Nordeste. Atualmente, estava integrando o Trio Bridões de Ouro, junto com Zé de Almeida e Olavo Silva.

Em Alagoas, onde residia, o artista era presença indispensável em grandes vaquejadas e pega de boi na caatinga. Junto com Marcolino, Vavá Machado cantava o sentimento do vaqueiro e do homem do campo. O “Grito do Camponês” e “Na Princesinha do Sertão” são algumas das composições da dupla que retratam o nordestino e a tradição das vaquejadas.

Morre, aos 66 anos, o aboiador pernambucano Vavá Machado

  1. CULTURA NE!!!! disse:

    CRESCI OUVINDO AS MUSICAS DE VAVA MACHADO E MARCULINO,COM CERTEZA A CULTURA NORDESTINA PERDEU MAIS UM ÍCONE!!!!

  2. Anderson disse:

    ” O sertanejo se acorda antes de “manhecer” o dia, começa soltando aboio com a voz branda e macia, todo gado saí berrando com destino a vacaria aêêê!” (bridões de ouro)
    Um ícone da popular cultura nordestina! Vá em paz!

  3. ricardo disse:

    vavá machado, nunca foi pernambucano sim alagoano..

    1. PORTALCORRENTES disse:

      PERNAMBUCANO CABRA MACHO NASCIDO EM BREJÃO OU LAGOA DO OURO-PE . SEUS FAMILIARES AINDA RESIDEM NESTA REGIÃO

    2. amanda monteiro da silva santos disse:

      a gente sabe que ele era alagoano mas ele foi criado em brejao

    3. Ricardo disse:

      Alagoas sempre foi colônia de PERNAMBUCO

  4. marinaldo.s. gonçalo petrolina disse:

    “NÃO AMARRE O TOURO NO PÉ DA CAJARANA, EU QUERO O TOURO AMARRADO NO PÉ DA CAJARANA” QUE BOM Q TEMOS CARLOS AUGUSTO P/ RELEMBRAR SUAS MUSICAS, E PRESTAR UMA HOMENAGEM TÃO BONITA P VAVÁ MACHADO … PARABENS!!

  5. Arthur vieira disse:

    Antes de me nascer ele veio em minha casa todos aqui estão inconformados.

  6. Juciel - Dormentes-Pe disse:

    Vamos ficar na saudade desse grande poeta, sempre animando as festas de Vaquejadas, esse ano pude levar p/ festa do vaqueiro em Dormentes o Grande Galego Aboiador que é um fenômeno no aboio, é bom lembrar esses artitas nordestinos que fizeram muito sucesso no passado…

  7. Alex Araujo disse:

    O nordeste esta de luto,se foi um grande nome de nossa cultura! SEMPRE SERÁ LEMBRADO.

  8. lais disse:

    sim ricardo ele era alagoano, a esposa legitima dele mora em olho d’ guá das flores e passo a morar em lagoa do ouro depois de conhecer sua outra esposa, mais sua família inteira é natural de Brejão Pernambuco, e o restante se encontra em arapiraca e Girau do ponciano.

  9. lais disse:

    não esquecendo de um detalhe ele nasceu em Brejão e ainda pequeno venho morar em alagoas…

  10. GILMAR. SAO PAULO disse:

    FOI E SOU UM DOS FA DI VAVA MACHADO E MARCOLINO FAZ COMO WILSON ABOIADOR AS VOZ DELES AS MAIS AFINADA DO MAIS LINDA VAVA MACHADO EU ACHO ERA UNICO Q NAO COPIAVA NINGUEM HOJE NO MUNDO DAS VAQUEJADA SO VER EMITAÇOES E UM COMPIADO OUTRO MORREU VAVA MACHADO MAIS VAI FICA NA LEMBRAÇA

  11. roberto disse:

    o sertão perdeu um grande poeta ,cantor e compositor das vaquejadas e pega de boi no mato.por onde passou aqui no sertão deixo muitos amigos e fás,onde com seus versos e aboios retratava a vida dura do homem do campo.e ao mesmo tempo trazia alegria e descontração nas noitadas de forró aqui fica o nosso adeus a vavá machado de roberto capotaria e todos que fazem pega de boi no mato,serra talhada e região.

  12. TUTA PONTES disse:

    É COM MUITA TRISTEZA QUE RECEBO ESTA NOTÍCIA, MAS SAIBAM QUE ENTRE TODOS OS ABOIADORES NÃO EXISTIRÁ POETA CANTADOR DE TOADAS MELHOR QUE VAVA MACHADO E MARCOLINO. A SUA FAMÍLIA E PARENTES DEIXO AQUI MEUS SENTIMENTOS, TUTA PONTES – GARANHUNS-PE.

  13. Paulo disse:

    Hoje moro em Belo Horizonte, aprendi a gostar de aboio ouvindo Vava Machado e Marcolino na Fazenda do meu pai quando eu era criança.. Aqui em Minas, quase ninguém conhece, mas os poucos que conhecem gostam muito… SAUDADES ETERNAS da voz mágica de Vava Machado.. Viva o Nordeste..

  14. Nildo Cordel disse:

    Meu coração teve um choque
    Calando minha emoção
    Quando hoje há quase um ano
    Tenho esta informação
    De que a morte calou
    O cantador do sertão,

    O cantador do sertão
    Vaz do homem sertanejo
    Fechando os olhos de homem
    Como menino revejo
    Sua rima preparada
    Seu verso de bom traquejo.

  15. amanda monteiro da silva santos disse:

    vava machado um grande aboiador nosso sertao nordestino esta de luto os vaqueiros tristes descanse em paz vava machado o poeta do nordeste!!!

  16. José Sabino O. Filho disse:

    Vavá foi meu conterrâneo no município de Lagoa do Ouro onde nasci, depois nos encontramos no quartel do 71º BI onde ele era o melhor corneteiro quando lá cheguei; depois Vavá participava todas manhãs de um programa na rádio difusora de Garanhuns, posteriormente deu baixa do Exército e não o vi mais. Não sabia que havia falecido.

  17. sAMARA disse:

    Não o conheci, mais sem que era como um irmão para o meu pai.Sou a filha de Marcolino.

    1. Rubens Rufino Da Silva disse:

      por favor entre em contato comigo meu avó era primo de Marcolino procuro por parentes só tenho uma foto do meu avó com o marcolino enviada ao meu pai aqui para o estado de Mato Grosso do Sul, o nome do meu avô é Miguel Rufino da Silva e meu nome é Rubens Rufino da Silva estou no Facebook e meu e-mail é rubens_rufino@bol.com.br!

  18. Francisco Estevam de Araújo disse:

    Sendo um filho Pernambucano de Terezinha /PE. E sendo poeta digo: Vavá cantou para a gente/ Os mais bonitos repentes/ Encantando a poesia/ Vivo fica a sua historia/ Retratando na memoria/ Inesquecível dos dias.

    *Francisco Estevam

  19. Rubens Rufino Da Silva disse:

    por favor entre em contato comigo meu avó era primo de Marcolino procuro por parentes só tenho uma foto do meu avó com o marcolino enviada ao meu pai aqui para o estado de Mato Grosso do Sul, o nome do meu avô é Miguel Rufino da Silva e meu nome é Rubens Rufino da Silva estou no Facebook e meu e-mail é rubens_rufino@bol.com.br!

  20. JOSE LUZ DE CARVALHO IRMÃO disse:

    VAVÁ MACHADO NASCEU EM BREJÃO,MAS FOI CRIADO POR ZÉ LEITE E NÉ MACHADO.VIVEU PRATICAMENTE TODA SUA VIDA NOS TORRÕES DE LAGOA DO OURO ONDE FOI SEPULTADO.

  21. José Pedro Juviniano de Lima disse:

    Sou José Pedro Juviniano de Lima, primo de Vava Machado, não tive prazer de conhecê-lo pessoalmente por eu ter nascido em terra distante “Paraná”, mas minha mãe comentava muito sobre Vava e seus sucessos. Pra mim um grande orgulho em ser primo deste ícone nordestino, que partiu deixando saudades. Descanse em paz, Vava Machado!!!

  22. Adelson Queiroz Carmo disse:

    Deixou muita saldade eu também queria saber mais sobre a morte de marcolino não tem a história dele

  23. Jurandir Pereira Barbosa disse:

    Meu nome é Jurandir Pereira Barbosa moro aqui em Belo Horizonte MG sou do nordeste mineiro. Conhecido como vale do Jequitinhonha. Crescir ouvindo Vavá Machado e Marcolino. Principalmente a volta do Vaqueiro. Só que eu não sabia que Vavá tinha morrido. Meus sinceros sentimentos a família. Porque eu têm várias músicas de Vavá Machado e Marcolino.

  24. Rafael Ribeiro disse:

    Sou muito fã das músicas dele. É realmente uma perda para a cultura pernambucana. A música que mais curti do Vavá foi
    “Reúna os vaqueiros”, mas a versão que escutei aqui no Rio de Janeiro parecia regravada por outro cantor que não conheço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários