Uma diversidade de plantas medicinais e artesanato feito a partir de sementes do pau-brasil, mucunã, girimataia, capim tiririca e outros estão expostos desde hoje (13) até o dia 1º de julho, das 8h às 17h, na Praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, no Centro de Petrolina. A exposição, realizada pelos índios das tribos xavantes e Cadivew do estado do Mato Grosso, tem o apoio da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Realizamos essa exposição para mostrar os artifícios que nós usamos, transformando uma planta em remédio, e sementes em artesanato. E também precisamos divulgar o nosso trabalho e disseminar o nosso conhecimento em relação à farmácia das ruas que podemos encontrar”, afirmou o índio da tribo Xavante, Armênio Ubé.
Essa exposição acontece por todo o Brasil promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), com recursos oriundos dos próprios índios. Além de observar o artesanato, os visitantes conhecem os benefícios de cada planta, através de explicações dadas pelos indígenas. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.


