A próxima audiência pública na Casa Plínio Amorim poderá ser os rumos do transporte público em Petrolina.
Ainda ontem (22), um grupo de funcionários das empresas Vale do Sol Botucatu e Menina Morena reuniu-se com a assessoria jurídica da Casa, para solicitar o apoio dos vereadores na polêmica (foto).
Até o momento, 40 dos 231 funcionários da Menina Morena foram demitidos e cobram da empresa os direitos trabalhistas pelos anos de carteira assinada. A empresa, por sua vez, alega que não deve nada e já disse aos ex-funcionários para brigarem na justiça pelos seus direitos.
A Menina Morena, cujo proprietário é Reginaldo Mansur, já manifestou o desejo em abrir mão da concessão na cidade. O termo de anuência da empresa está, inclusive, sob análise da procuradoria municipal de Petrolina.
O ex-funcionários temem que o processo seja semelhante ao ocorrido com a antiga Transnova, que faliu há quase oito anos. A negociação com os trabalhadores, na época, foi litigiosa.
Quanto à Vale do Sol, a empresa ainda continua legalmente em atividade, mas não consegue atender a demanda e virou, há tempos, alvo de críticas dos petrolinenses que dependem dos seus serviços.
Sucateamento
Segundo Ângela Gomes, uma das funcionárias da Menina Morena demitidas após declarações à imprensa local sobre a situação dos colegas, a empresa tem caixa suficiente com o que recolhe na cidade. Mas destina os recursos para outras finalidades. “O dinheiro é tirado para pagar os vigilantes e reformar a garagem, enquanto os ônibus ficam sucateados”, garante.
A Viva Petrolina, nova empresa prestes a funcionar no setor, já passou ao ex-funcionários que não tem como contratar quem está com a carteira pendente.
Mas para Ângela, a empresa não pretende nem assumir os 50% do ativo da Menina Morena, previstos na lei. “Eles não vão fazer isso”, acredita, alegando que a Viva Petrolina quer justamente contratar em caráter emergencial para não ter de assumir o passivo e o ativo da concorrente.
Na reunião, a assessoria jurídica da Câmara informou que as questões trabalhistas são exclusivas da Delegacia do Ministério do Trabalho, mas adiantou que solicitará uma audiência pública para os vereadores tratarem de outros itens pertinentes às empresas.
Ontem, o prefeito Júlio Lóssio deixou claro, numa entrevista em seu gabinete, que a Viva Petrolina só entrará em circulação se renovar sua frota em pelo menos 10 ônibus, pois utiliza os mesmos ônibus sucateados da Menina Morena. Ele disse ainda esperar que o proprietário da nova empresa possa dar o ar da graça numa entrevista à imprensa para falar do assunto.



É um descaso com os funcionário, isso vale pra todas as empresas de ônibus aqui em Petrolina, descontam todo santo mês da folha de pagamento dos funcionário e não depositam o FUNDO DE GARANTIA de ninguém, aqui em Petrolina não tem ministério do trabalho não?.Os funcionário estão com os salário atrasado e todo dia o dinheiro entrando nos cofres dessas empresas. Se agente compra o vale é pago a vista, ninguém roda nesses ônibus fiado é tudo avista passou pela roleta pagou.É um descaso com as pessoas, horários absurdos, atraso nos pagamentos, hora extra nem sonhar em receber.Quem colocou na justiça antes conseguiu receber uma parte de seus direitos agora os que estão hoje nem sabem quando vai sair o pagamento ainda do início do mês.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk’
Ate parece que vai mudar alguma coisa o transporte público em petrolina. A Viva Petrolina é a mesma merda da menina morea e vale, só mudaram o nome e pintaram os onibus. Vergonha isso conosco que pagamos um absurdo para andar nessas sucatas
-dr julio se acorde traga outra enpresa va ´a reçife traga uma enpresa de vergonha e nao~ pinta un onibus ja ´ velho sucateado
Deveriamos denunciar a empresa de ônibus da Cidade de Petrolina ao Ministério Público. Nós somos consumidores, pagamos pela viagem e temos o direito a um transporte de qualidade. O que vemos são ônibus sucateados com pisos remendados, janelas quebradas, portas que não fecham completamente, freios com defeitos, veículos que quebram constantemente, assentos desconfortáveis, super lotação de ônibus, motoristas que dirigem em alta velocidade, enfim são muitos transtornos que os usuários tem que conviver dia após dia e ninguém da prefeitura toma providência.
essa empresa q vai entrar vai ser pior de que a menina morena
ACORDA DR JULIO LOSSIO QUEREMOS SOLUÇAO COM ESSES ONIBUS VELHO Q ESTA RODANDO OU SERA Q O SENHOR VAI DEIXAR ACONTECER UMA TRAGEDIA COM UM ONIBUS VELHO DESSE VIRAR COM UMA LOTAÇAO DE 120 PASSAGEIROS E UMA VERGONHA PRA UM PREFEITO E PRINCIPALMENTE COM ESSA EPTTC Q SO OLHA PRA O LADO DOS MAIS FRACOS SE UM PAI DE FAMILIA FOR NO CENTRO COM UM RETOVISOR QUEBRADO JA E MOTIVO DE APREENÇAO DO VEICULOS AGORA PORQUE ESSE ONIBUS VELHO OU MELHO ESSE LIXOS ANDA DE TODO JEITO PARABRIZA QUEBRADO SEM DOCUMENTAÇAO E A EPTTC NÃO FALA NADA.
EU QUERO CHAMAR ATENÇAO DA PRF POLICIA RODOVIARIA FEDERAL DIZER Q ESSES LIXO TAMBEN ANDA EM BR ELES FAZ BRLIZ DIRETO NA HONORATO VIANA E PORQUE ELES NAO PARA TAMBEM E PRENDE PORQUE ELES VER UM ONIBUS DAQUELE SUPER LOTADOS PASSANDO E NAO FAZ NADA QUE BRASIL É ESSE QUE ESTAMOS VIVENDO QUEREMOS JUSTIÇA OU VAMOS SO ESPERAR A JUST~IÇA DE DEUS PORQUE A DA TERRA NAO ESTA FAZENDO NADA!!!!!!!!
á epttc so pode esta cumendo dinheiro desses empresario pra poder deixar carros rodar sem documentos ser equipamentos obrigatorios e mais sem freios como ja presenciei
acorda dr julio lossio sera q o senhor vai deixar vira uma tragedia com esses onibus velho super lotado chamo atençao tambem do comandante da PRF policia rodoviaria federal pra averiguar essa situação desse onibus andando pela BR sem nenhuma segurança e sem CRLV com falou a EPTTC no programa de radio esse um grande descaso.