Oncologia do HDM reforça luta da Apami no tratamento contra o câncer

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2012 às 15:22

Em funcionamento há quase um ano, a enfermaria de oncologia do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip vem reforçando a luta da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) – da qual é parceira – no tratamento contra o câncer. Até hoje já foram mais de 200 atendimentos a pacientes com a doença (mulheres e crianças), segundo informações da assessoria do hospital.

Com 15 leitos e uma equipe multidisciplinar composta por cinco enfermeiros, oito técnicos em enfermagem, seis médicos, nutricionista e psicóloga, o setor oferece tratamento de quimioterapia, cirurgias eletivas e cuidados paliativos. “Os principais pacientes atendidos são mulheres em tratamento contra o câncer de mama, útero e colo de útero, e crianças em tratamento de tumores neurológicos e leucemias”, revelou a enfermeira chefe da oncologia, Grazielle Zoldan.

A dona de casa Ednairan Francisca de Souza veio da cidade de Arcoverde (PE) para acompanhar a irmã, que mora em Petrolina e está em tratamento na enfermaria. Para ela, a possibilidade de estar perto de casa e não ter que se deslocar para Recife foi uma vitória para a irmã. “Seria muito desgastante sair com ela pra viajar, poderia debilitá-la ainda mais, sem falar que estar perto da família é essencial para a melhora do estado de saúde dela”, afirmou.

Marco

Para o superintendente do HDM/Imip, Dr.Marcelo Marques, a enfermaria de oncologia é um verdadeiro marco para a assistência à saúde no Sertão de Pernambuco. “A partir de fevereiro de 2011, quando foi inaugurado, o serviço de oncologia da mulher e da criança do HDM tem prestado relevante serviço aos nossos usuários, permitindo que um tratamento antes apenas oferecido nas capitais pudesse ser realizado na região, com equipe treinada e humanizada”, avaliou. (Foto: Ascom HDM/divulgação)

Oncologia do HDM reforça luta da Apami no tratamento contra o câncer

  1. disraeli vicente alves ferreira disse:

    olha estoul muito crato com a gertal imip dom mala porque minha filha foi muito bem cuidada ai ela naceu prematura com apenas 6 meses de vida e peso de 800 grama e de pois foi pra 650 ai elis nau acreditava que ela podecer sobrevive mais elis fisero de tudo pra ela esta viva mais mel Deus que vive e reina pra todu cenpre eli so eli e digno de toda glora estava com ela e comcerdel a vida a ela ana gabrieli e nome da promessa que elis nos feis

  2. jose da cruz disse:

    ENVIA ESTA MATÉRIA PARA O BLOG DO GERALDO JOSE, ELE NÃO SABE O QUE É A APAMI…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários