Negociações entre trabalhadores rurais e classe patronal não deve ter fim amanhã

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2012 às 15:31

A 1ª Rodada de Negociações da 18ª Campanha Salarial Unificada da Hortifruticultura Irrigada do Vale São Francisco, que começou ontem (17) e estava prevista para terminar amanhã (19), ainda não deve acenar para as reivindicações da categoria. É o que afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, José Tenório (foto).  “Ontem foi apenas a abertura formal, somente um ato político, hoje vamos começar a discutir e acho muito difícil que se chegue a uma conclusão amanhã, afinal são muitos os itens para negociação” , disse.

Entre os itens da pauta de reivindicações estão salário unificado de R$ 682; proibição do contrato de safra; cobrança de alimentação digna no local de trabalho e o afastamento remunerado para consulta médica e internamento hospitalar.

Os trabalhadores que atuam na hortifruticultura da região chegam a cerca de 150 mil. Entre os principais problemas da categoria estão a redução do período de contração feito pelas empresas, já que somente no ano passado foi garantida a contração mínima por 30 dias; a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e os problemas de saúde do trabalhador, principalmente das mulheres, relacionados ao excessivo uso de agrotóxicos.

Os preparativos para a 18ª Campanha Salarial começaram em novembro de 2011, com um seminário para a elaboração da pauta de reivindicações, e prosseguiram com assembleias em Belém São Francisco (PE) e Petrolina, no mês de dezembro. Segundo Tenório a previsão é que até o mês que vem as alterações já estejam vigentes. “Amanhã vamos definir uma nova data para prosseguirmos com as negociações, mas vamos correr para que até 1º de fevereiro, data-base da categoria, já estejamos com tudo acertado e apliacado” , concluiu.

Negociações entre trabalhadores rurais e classe patronal não deve ter fim amanhã

  1. José Ferreira disse:

    Será que este cidadão o Tenório como é chamado, voltou com mais garra a presidência ou ainda vive sendo atropelado e humilhado por dona Josefa Rosa “ZEFA”? Espero que a classe trabalhadora não sofra nenhum tipo de descaso por conta de maus administradores. Gostaria que o povo de Petrolina respondesse essa crítica.

    1. Coco seco disse:

      E tomara que ele consiga um aumento real para os trabalhadores rurais, e não apenas R$12,44 (equivalente aos 2% de mensalidade sindical).
      Chega de luta de “faz de conta” neste país!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários