O cadastramento da 4ª edição do Programa “Chapéu de Palha” da Fruticultura Irrigada chegou ao fim no último sábado (14) com um saldo animador, constatado pela coordenação.
Nos sete municípios do sertão do São Francisco contemplados pelo programa – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolândia – foram cadastrados 19.343 trabalhadores, quase 2,8 mil a mais quem em 2011
Petrolina concentra o maior número de trabalhadores rurais desempregados durante a entressafra, o que gerou o cadastro de 15.707 pessoas. O Chapéu de Palha tem o objetivo de minimizar os efeitos causados pelo desemprego sazonal durante o período da entressafra de frutas na região – especialmente a uva – oferecendo uma bolsa de até R$ 232,50 complementar ao valor do Bolsa Família.
Também são oferecidos cursos de geração de renda e de capacitação profissional por meio de cinco secretarias estaduais. A coordenação geral dos mesmos é realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do estado. (Da Assessoria)


