Petrolina apequenada

por Carlos Britto // 10 de novembro de 2011 às 06:25

Depois que colocamos a matéria da revista Veja e a classificação negativa de Petrolina, na reportagem, surgiram manifestações de todo lado.

A grande maioria indignada como a cidade aparece. Mas tem também o outro lado da moeda, os que se sentiram ofendidos por que tiveram seus interesses ou ações contrariadas.

Não iria mais tocar no assunto, mesmo depois de ouvir um “indignado” prefeito desqualificando a mim e a matéria, mas não me contive depois de presenciar um exaltado líder de governo questionando. Dizia ele: “Carlos Britto tenha consciência. Petrolina não é a quarta pior do Brasil não. É entre as 106 pesquisadas”.

Ora, façam-me o favor!

Sou petrolinense nascido no Hospital Dom Malan, como quase todos os nascidos aqui e que agora leem esse post.

Petrolina estava acostumada a ser uma cidade onde um padre visionário construiu uma catedral quando tinha três mil pessoas e é ainda moderna na mesma cidade, agora com trezentos mil habitantes. Onde uma família daqui pensava em uma barragem, que viria a ser a maior em espelho d’água do mundo, construída no meio do nada para virar moderna usina hidroelétrica e gerar energia quando o povo a olhava com luz de candeeiro.

Petrolina viu seu aeroporto, que já é zona urbana, construído no meio do mato, onde se dizia que só urubu pousaria por lá.

É esta a cidade que, há 30 anos, construiu seu moderno viaduto e assiste ainda hoje os nossos irmãos de Juazeiro penando para construir o seu.

Petrolina, a Califórnia Brasileira, a Terra dos Impossíveis, que recebia prêmios entre as cidades mais dinâmicas do Brasil, não pode achar normal aparecer na Veja, no gráfico com o polegar pra baixo, negativada, e ainda achar que deve comemorar.

Homens e mulheres destacados em todo o país. Matérias positivas em todas as mídias. Aqui se falava de pujança, trabalho e determinação.

Tem mais uma porção de exemplos como esses que muitos de vocês já sabem.

Talvez, os homens que a coordenam hoje não tenham o costume com essa grandeza e achem que grande feito é programa social bancado pela comunidade e se amparem em obras habitacionais que se avolumam no Brasil inteiro pela força do governo federal.

Obras que se apropriam na falta do que chamar de seu.

Estranho ainda é ver gente acomodada com essa situação e até personagens que estarão em nossos livros como protagonistas, referendando a pequenez que se instaurou em nossa cidade.

Não senhores, isso não é um artigo político ou partidário, é um grito que sai de dentro de uma cidade que emerge no marasmo quando deveria se insurgir contra o estado letárgico em que se encontra.

Se cada vez que o Blog levantar matérias, fotos ou fatos mostrando a realidade, for tachado com impropérios, podem procurar outros sinônimos e adjetivos no dicionário para não ficar repetitivo.

A Petrolina que estamos acostumados é maior que isso. Melhor do que isso. Aqui não se contenta com pouco, com o pequeno ou com o fácil.

Quem tem síndrome de cidade pequena jamais poderá entender como somos.

Porque somos assim. Assim mesmo!

Petrolina apequenada

  1. Larissa silva disse:

    Eu sou juazeirense, mas morei em Petrolina e sempre acompanhei de perto tudo que acontecia. Hoje, moro em outro Eestado mas sempre visito e acompanho tudo que se passa. Realmente é lamentavel ver a nossa querida e amada Petrolina entregue ao caos. Sou sincera eu nunca a vi dessa forma. Concordo com vc Carlos Brito, acho pertinente esse teu desabafo, mas infelizmente nem todo mundo tem esse “Zelo e esse comprometimento”. Eu amo essa terra e espero que o próximo governante tenha esse cuidado todo com nossa querida Petrolina para que ela continue a prosperar e a desenvolver como merece. Um grande abraço.

  2. Antônio disse:

    Caro Carlos Britto, concordo plenamente com o artigo. Não podemos ser conformados, Petrolina sempre foi uma cidade de futuro, e hoje a atual prefeitura se resume em abrir creches e iluminar campos de futebol. É muito pouco para a cidade. É preciso ressaltar porém, que os nomes lançados como possíveis candidatos em 2012, não mostram nenhum comprometimento com esse crescimento esperado. Nosso maior problema é a falta de políticos competentes, honestos e sobretudo visionários, como os que passaram pela prefeitura há muitos anos.

  3. Vítor Nobre disse:

    Parabéns! Foi a primeira palavra que veio a minha cabeça.

    Não sou Petrolinense, mas, como muitos outros, adotado por essa grande mãe, que acolhe todos os seu filhos com amor.
    Passear por este rico desabafo nos emociona. Porque Petrolina é isso mesmo e muito mais!
    Uma cidade que está tentando aprender o que são limites (no sentido geográfico mesmo), não pode se limitar ao ínfimo, ao pequeno, e tentar fazê-lo grande. Não pode porque a cidade é dinâmica, e o seu povo precisa crescer junto com ela!

  4. Moraes de Carvalho disse:

    Apoio e assino na linha pontuada.

    Eu bem sei e tenho plena consciência de que o blog do brito é uma mídia muito importante em nossa cidade, além de outros também.

    Não vamos nos intimidar, mas vamos intensificar mais ainda o trabalho de blogueiro, com ética, transparência, imparcialidade, mostrando sempre a verdade dos fatos.

  5. Renan Alencar disse:

    Carlos Britto,

    Seu texto é o grito de muitos petrolinenses que estão indignados como eu e você, com essa situação deplorável que a cidade se encontra. Dá saudade do tempo que víamos obras de infraestrutura serem construídas nos quatro cantos da cidade. Hoje o trânsito é caótico, a cidade carece de árvores, as praças são preenchidas com britas, o transporte público é caro e péssimo e ainda o prefeito gasta fortunas em propagadas veiculadas em rádio, jornal, TV e Internet para dizer que a cidade está “bem” e que para cada obra de reparo tem que ser constituído um programa como o reparo da iluminação do Parque Josepha Coelho chamado PROGRAMA NOVA LUZ, como que é? Temos um legislativo fraco que vive de discutir a pequenez de seus legisladores. Dá vergonha! Cadê os políticos sérios? Cadê a Petrolina do progresso? Tenho medo que Petrolina venha a se tornar uma Juazeiro da vida, onde naquela cidade há anos vive o atraso do desenvolvimento por conta de seus políticos envaidecidos e interessados nos seus próprios umbigos. Petrolinenses acordem!!! Próximo ano teremos eleições, vamos escolher prefeito e vereadores comprometidos com a cidade! Com o progresso da cidade!

    1. Carlos disse:

      Tem tanta placa que poderiamos pensar num novo programa “PROGRAMA NOVA PLACA´´ ou ainda “PROGRAMA NOVA POLUIÇÃO VISUAL´´.

      …tá complicado!

  6. Rita de Cássia disse:

    Esse seu desabafo é o de todos nós que amamos a nossa terra! Concordo plenamente com tudo que aqui foi escrito. É nisso que dá colocar forasteiro na prefeitura para cuidar de uma cidade que não é sua. Parabéns pela matéria!

  7. Mauro Castro disse:

    Carlos Britto, você émuito sensível. Coisa linda, eu penso o mesmo

  8. Francisco Lopes disse:

    Aviso aos que amam Petrolina de verdade que nessa semana na revista National Geográfica a cidade é tema de uma reportagem, e adianto que é falando bem, como é de costume.

  9. Paula Luiza disse:

    É o melhor e mais atento jornalista dessas terras. Parabéns de verdade Britto

  10. Davi Tumeleiro disse:

    Muito bem Carlos Brito. estava me perguntando por que você estava calado depois de tantas agressões. E agora turma fraca? Vão dizer o que? deixem nossa amada Petrolina por que vocês não tem tamanho pra ela

  11. Revoltado disse:

    O pobre prefeito só interpreta o que interessa a ele.Primeiro foi o caso do retroativo, montou o circo chamou a comitiva e anunciou o pagamento para todos os professores COMO ESTÁ LEI QUE ELE MESMO SANCIONOU E CONFORME A TABELA DO EPCM ,gastou mundos e fundos para colocar um pano de fundo prá enganar o servidor.Bom, agora veio a reportagem da revista veja e continuamos interpretando de uma maneira lúcida e concreta que só ele não vê.Interpretar até entendo que ele veja o lado que é bom prá ele,más um Oftalmologista cego “lendo o que não está escrito” é a primeira vêz no mundo….

  12. wp disse:

    concordo com voçê carlos brito. mas tambem o lixo da cidade,corresponde ao grande fluxo de compras no comercio,ver se tem algun comerciante reclamando, todos estáo rindo a toa o ano todo,ex; camelor,feirantes,banquinhas de ponta de esquina todos satisfeiticimo.em geral.

  13. Paulo Henrique disse:

    Parabéns Carlos Britto, mais um belo texto.
    Que bom que seu blog nos oferece oportunidade de, pelo menos, expressar nossa indignação.
    Este governo Municipal (medíocre) que está em nossa Petrolina não pode, em sã consciência, querer justificar sua fragilidade por ter sido uma pesquisa em 106 cidades. Entendo que a pequenez e as limitações deste grupo (?) explicam suas atitudes.
    Petrolina, em qualquer contexto, deve, sempre, se sobressair. Estamos acostumados com a vanguarda positiva.
    Dias melhores, certamente, estão chegando.

  14. Jota Nunes disse:

    Ah que saudade dos tempos de FCB. No niver de 100 anos de Petrolina, ele lançou um desafio de construir 100 obras. E conseguiu. Velhos tempos de progresso e felicidade! Quanta saudade.

  15. Adriano disse:

    A Petrolina de todos nós, está hoje vivendo a sidrome de quem mata um gato : 7 ANOS DE ATRAZO.

    Digo sete, por que esse prefeito alem de não fazer nada deixará a cidade desgastada sem manutenção e sem rumo.
    O próximo prefeito levará pelo menos 3 anos para recuperar a desordem pública que se instaurou.
    Petrolina das grandes obras, grandes construções não terá mais por onde continuar a fazer grande, pois todos os terrenos pertecentes a Prefeitura foram vendidos para que o prefeito invista mais e mais em Propaganda.
    Mas não quero apenas culpa-lo.
    Tem culpa tambem a slideranças políticas: Vereadores que dizem sima tudo e os nossos deputados Federais e Estaduais que compartilham do interesse do quanto pior melhor.
    Não se ver nenhum protesto.
    Não s e ver nenhum indignação, pois , cada um quer ter mais subsídios para seus disrcursos no ano que vem.
    Imaginem se não tivessemos a internet ?
    A internet é verdadeiramente a democratização das comunicações.
    Onde um rapaz, livremente, posta em seu blog um desabafo e uma comunidade inteira vai em seu apoio.
    Parabéns Carlos.
    Força e coragem!

  16. Sharlys Douglas disse:

    Britto, você reflete o sentimento dos Verdadeiros Petrolinenses. Chega de desmandos e descasos por parte desses aventureiros e amadores que estão à frente da administração de Nossa Cidade!

  17. Amaral disse:

    É idiotice um prefeito que não aceita criticas, politico que não quer ser criticado pela imprensa tem que se mudar pro Maranhão. Mas eu tambem venho percebendo um certo exagero desse Blog que tem tomado uma postura bem ” radical” nesses ultimos 12 meses. Tudo que Lossio aprova na camara dos deputados, esse blog contesta como a oposição deixa ele aprovar qualquer coisa. Vereador tambem precisa de voto. :)

    1. daniel rua disse:

      ele nao é do maranhao ,mas, é de alguma cidade lá do norte- manaus -acredito. o homem n tem nem 15 anos de petrolina, como q vai conhecer toda a historia dessa linda cidade, todos os problemas de todos os bairros e da populacao. pior ele n a ama, por isso tbm nunca vai ter tanto interesse em ver o desenvolvimento.

  18. nffm disse:

    Caríssimo líder do governo, podia ter ficado sem essa, perdeu a oportunidade de ter ficado calado, até porque quem diz o que quer, escuta o que não quer.
    Parabéns Britto, apesar de ter sido adotado por esta linda terra há 22 anos, me sinto tão filho quanto os nascidos aqui, e realmente já vi matérias na VEJA falando sempre bem da nossa cidade, e hj vemos com tristeza essa matéria, é uma pena.

  19. Aquiles disse:

    É o show dos pucha saco.

  20. Morena Terra disse:

    Concordo com você em parte, mas existe reportagem na revista Veja 02/11/2011 cuja tema Especial Cidades – As campeãs de riqueza e
    bem-estar onde Petrolina-PE é citada:” Apesar de o município estar localizado no sertão, o problema da seca não chega a prejudicá-lo. As lavouras irrigadas transformaram a cidade em um polo nacional de fruticultura e no segundo centro vinícola do país.”
    Realmente temos ineficiência nessa administração municipal, isso é fato.Mas vamos exaltar também o lado bacana da nossa linda Petrolina.Mesmo com toda essa deficiência em sua administração a cidade não para de receber pessoas que veem a negócios,incrível a lotação hoteleira 100% na cidade, e agora não só pra turismo de negócios , tb voltada para o turismo de lazer nos finais de semana, então acho que temos mais motivos para nos orgulhar, do que para nos entristecer.

  21. Antonio Sodré disse:

    Antes de qualquer coisa, espero que este comentário seja postado!

    Será que Carlos Britto tem certeza que o seu texto não é político? Ou ele pretende mostrar-se indignado como um simples cidadão?
    Vejo nas entrelinhas interesses políticos e politicagem a todo instante. Caro, Carlos Britto, você tem todo o direito de mostrar-se indignado quando algumas pessoas se mostram contrárias ao seu pensamento, ideologia, partidarismo, ou o que quer que seja… mas daí cegar toda uma população com um texto que fere apenas o seu brio, é de se pensar!!! Será que a população de Petrolina (considerando que nem todo mundo acessa a internet e, portanto, desconhecem o desabafo do autor), está mesmo de acordo com seu pensamento?
    O que espero desse blog (e não vou tirar o mérito da sua popularidade), é que seja menos tendencioso. As coisas só melhoraram se for pensada coletivamente e criticamente e não individualmente.

  22. DEOMIRO SANTOS disse:

    A cidade de Petrolina tem todos os defeitos que a sua população tem, quem joga lixo nas ruas são os carroceiros que a população contrata para joga fora seus entulhos e restos de construções. É tristes se verificar que esse tipo de procedimentos não esteja acontecendo por parte da população.

    Não tem diferença o tratamento do lixo dado na atual gestão para a gestão dos Prefeitos anteriores. A atual até melhorou, ampliando a coleta para Povoados importantes que não tinha, como é o caso de: Izacolândia, Nova Descoberta, na área Ribeirinha o Rio e a terra do e-prefeito Odacy, Rajada, que na época em que foi Prefeito não ajudou a sua comunidade. É por isso, que ele quase não ganha as eleições lá.

    Como esse Blog, é igual a toda imprensa brasileira: é imparcial. Defende o interesse da população, não é de se esperar uma postura bem diferente.

    Nós petrolinense, ficamos desapontado com a indicação da Revista Veja. Mas é preciso mudar a forma de administrar o lixo da cidade. Lixo gera riqueza, é preciso envolver a população numa coleta seletiva – educação para não jogar lixo na Rua ou em terrenos baldios. É MUITO TRABALHO – pouca gente qualificada e com disposição para fazer.

  23. petrolina disse:

    Brito, lhe apoio totalmente em seu manifesto!
    Lóssio, a crítica foi justa e tempestiva. Faça algo por essa cidade, antes q não dê mais tempo de limpar seu nome!

  24. Watergate disse:

    o que me deixa mais indignado é perceber que o povo aceita toda essa miseria calado. Nao preotesta, nao reclama.
    Que dia vamos …..tudo na prefeitura desse prefeito fraco e manda-lo junto com sua equipe incompetente pra bem longe dessa cidade ?
    Que dia nossos revoltados vão dar uma paulada naquele pote velho de barro que enfeia nossas praças ?

  25. Agatha disse:

    Penso exatamente como você. Cidade lamentavelmente apequenada, sem força política. O sr.prefeito deve deixar a praça Maria Auxiliadora como está, pois ela é um retrato fiel, o melhor cartão-postal do seu governo. Melhor imagem não há. Mas, está mais perto que longe…

  26. souza disse:

    Embora a barragem beneficie a cidade de Petrolina, ela é pertencente ao municipio de Sobradinho-Bahia.

  27. Amaral disse:

    A cidade de petrolina é notadamente suja por varios motivos, se Lossio não vê q a cidade ta suja é pq é autista. Isso não vem so do governo dele, Petrolina sempre foi assim, você não ve uma lixeira plastica em poste, nem do centro e nem de lugar nenhum de Petrolina, isso ai é falta de atenção da Prefeitura. Mas a maior parte da sujeira da cidade, inclusive aquela postada pelo blog aqui, um entulho, resíduo de contrução civil, isso ai é falta de educação do povo mesmo que joga em qualquer lugar. Alem desse lixo de construção, o povo de petrolina tem mania de jogar tudo no meio da rua. Quem aqui nunca andou em qualquer lugar da cidade e de repente aparece uma sacola plastica de supermercado do nada, e essa sacola enrolou no seu pé. Essa é clássica de Petrolina.

  28. Emanuel Alírio disse:

    Todo manifestação desde que não fuja o que tange a civilidade deve ser respeitada. Como democrata penso que a nota publicada por esse bolgueiro mereçe nosso respeito, uma vez que baseia-se em suas interpretações da materia publicada na revista Veja, precisamos entender que o posicionamento do prefeito do municipio também é legitimo. Discutir as necessidades de Petrolina é um grande instrumento de auxilio a qualquer gestão. Penso que esse assunto se esgota no legitimo desabafo de Carlos Brito.

  29. VIVIANNE jardim disse:

    Morei em Petrolina durante sete anos e vim morar em Sergipe há dois. Pouco antes de vir embora, já comecei a ver a cidade muito suja, na praça da Catedral aquele lixo espalhado pelos canteiros, as plantas morrendo, a concha acústica tomada por usuários de drogas. Acreditei que fosse apenas em virtude do inicio da gestão. Há cerca de um ano, levei amigos para conhecer a cidade e, p minha surpresa, a situação se encontrava bem pior. Os amigos comentavam q a saúde municipal nao funciona, o transporte publico está cada vez mais caótico. E diante de tanta propaganda positiva que fiz para os meus hospedes, no fundo pude perceber a decepção com a situação de alguns lugares q visitamos.
    Enfim, o q a população quer eh mudança, mas mudança para uma situação melhor. Infelizmente, hj os políticos concorrem aos mandatos visando apenas interesses próprios, desde o status à aquisição de bens. E eh por isso que tem tanta gente sem compromisso e desqualificada no poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários