Lei Seca pode ficar mais rígida

por Carlos Britto // 09 de novembro de 2011 às 20:01

Um projeto do senador Ricardo Ferraço (PMDB), aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), pode tornar a Lei Seca mais rigorosa para o motorista bêbado que provocar acidentes.

O texto eleva para até 16 anos de prisão a pena para quem dirigir embriagado ou sob efeito de outras drogas, e provocar acidentes com morte. Além disso, baixa de seis decigramas por litro de sangue para zero a tolerância de nível alcoólico de quem estiver dirigindo, sob pena de multa e até prisão.

Atualmente, são aceitos até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro, com aplicação de multa e proibição de dirigir por um ano, além de apreensão do veículo até que alguém sóbrio possa dirigir. Acima de 0,30 mg/l, além das restrições acima, o motorista ainda pode pegar de 6 meses até 3 anos de prisão.

A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro para facilitar a punição e admitir novos indícios contra os infratores.

Pelo projeto, além do teste do bafômetro, também passariam a valer outras provas como vídeos, testemunhas e sinais de embriaguez. Segundo o senador, a proposta busca conter a violência no trânsito e evitar a impunidade.

Agora, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados. (Com informações do Estado de SP) 

Lei Seca pode ficar mais rígida

  1. PINGUÇO DA RAJADA disse:

    Pronto!!! Agora lascou foi tudo. Só vô bebê de bicicleta. Vô ajeitá a magrela, botá um caçoá na bichinha, uma espuma no bagageiro prá acomodá as moça e laigá o pau na cachaça por esse mundão de Meu Deus.
    De caminhão num bebo mais. Tá pirigoso demais, cum tanta gente olhando pros pneus prá ver o zigue-zague. Tá doido, home!!!

  2. Dos Santos disse:

    Muito interessante essa matéria, agora gostaria de saber se essa proposta vale tambem pra eles (Senadores, Deputados, etc).

  3. Galdino Neto disse:

    Tem gente brincando demais com a seriedade do caso. O Pinguço de Rajada provavelmente nunca teve uma vítima na família ou nunca foi vitimado de acidente de trânsito por uma pessoa embriagada. É preciso decidir não pegar no volante antes de beber, por quê depois de beber, perde-se o poder de decisão. Ainda aconselho ao pinguço de Rajada a não andar de bicicleta embriagado, mesmo assim corre riscos de atropelar alguém (atropelo de bicicleta também causa alguns danos, viu?), corre o risco de cair, bater com a cabeça e as consequencias são lógicas. Infelizmente não temos transportes públicos de qualidade, os táxis aqui são muito caros, pegar mototáxi tomando umas também é perigoso, o ideal seria não beber, mas já que vai tomar umas, restam algumas alternativas: É sempre bom ter alguém disposto a não beber, melhor que seja quem não bebe de jeito nenhum, e que saiba dirigir para trazer o carro de volta depois da farra; Com toda a lotação, o busão é uma alternativa melhor que morrer ou matar e responder processo (com toda a leveza da lei de trânsito, responder processo é coisa chata, visse?); Se tiver uns trocadinhos a mais, pagar caro pelo táxi sai mais barato do que pagar com a vida e/ou a tranquilidade; Se for para o Rodeadouro, se junta com os amigos e paga uma vã para levar e buscar em determinado horário e cuidado: Álcool e água só se misturam nas aulas de química, mas biritar e se afoitar nas águas imprevisíveis é perigoso; Não exagera na bebida por quê álcool vicia, é uma droga, causa dependência química, uma vez dependente, fica difícil sair dessa. Álcool em excesso faz a pessoa perder a consciência, cometer atos impensáveis, tomar prejuízos financeiros, destroi famílias, violência doméstica, causa câncer hepático, cirrose e morte das mais diversas espécies. A você, bebedor moderado e que não mistura álcool com direção, não se assuste, esse recado só serve para os exagerados, muitos deles precisando de tratamento de recuperação da dependência alcoólica.
    Que todos reflitam sobre a responsabilidade que temos sobre nossas próprias vidas e sobre a vida dos outros.

  4. Crítico disse:

    Pronto, agora virou caça as bruxas pq alguns motoristas bebados causaram acidentes de trânsito. Deviam se preocupar com os escandalos de desvio do dinheiro público que surgem todos os dias no governo federal!

  5. Celso disse:

    Pra mostrar que é pra valer mesmo simplesmente deveria começar com uma blitz na estrada de acesso a vaquejada de juazeiro, coloquem em pratica e deixem a politicagem de lado, duvido que isso venha a vigor ta ai uma grande oportunidade de mostrar serviço ‘ A GRANDE VAQUEIJADA DE JUAZEIRO ‘ onde a cachaca vai rolar solta sem falar no PERNALONGA .

  6. DE OLHO disse:

    O dinheiro e escadalos não vale nada pode ser recuperados.
    Agora uma vida quando parti dessa pra outra não tem volta.
    a lei tem que ser comprida e colocada em pratica porque muitos abusam da maltida bebida e colocam não só sua vida em risco como a dos outros que na maioria das vezes não tem nada haver com bebidas e pagam sem dever.

  7. Maria disse:

    Eita, povo que mente. Quem é que acredita nessa LEI SECA ? nesse país nada sai do papel mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários