
A Associação dos Pequenos Agricultores Agropecuaristas Rurais do Vira Beijú (Aspavirb), comunidade da zona rural de Petrolina, tem nova diretoria para o biênio 2012/2013. A eleição ocorreu no último dia 06/10, data em que a associação completou dez anos de fundação (fotos).
No entanto, a entidade afirma que não há o que comemorar, pois depende dos pequenos produtores que sobrevivem das plantações de vazantes, além do Açude do Vira-Beijú, que – diga-se de passagem – não tem água nem para o consumo humano.
A diretoria da Aspavirb aproveita a ocasião para apelar às autoridades competentes uma maior atenção ao Vira-Beijú. E que as providências venham o mais breve possível.



Uma curiosidade: Talvez poucos saibam a razão do nome vira beijú.Este açude foi construido pela construtora Dantas do sr. Chico Dantas,pai do empresário Etelvir Dantas. Quando da compactação da parede, os carros pipas distribuiam água sobre o material areno-argiliso ,vindo em seguido o rolo pé de carneiro procedendo as sucessivas compactações. Aí então os peões falavam, ainda não está bom , pois não virou beijú tipo casa de farinha, só fica bom o grau de compactação na linguagem do peão, quando virar-beijú, dai o nome. Quem me contou tal fato foi o próprio Etelvir,que acompanhava a obra; quando frequentavamos o iate club
Vamos revisar que é bom: a palavra é REIVINDICANDO!
Daqui a pouco vai querer vira cidade e se emanicipar de petrolina
Caro amigo,Carlos Britto:saudações…
Parabéns pela sua postágem sobre a comunidade de Vira- Beijú!
Gostaria que me fosse enviadas fotos do açude mencionado…
Eu quando ainda jóvem,pesquei muito nesse lindo açude,e guardo boa recordação
Do local,e do seu povo!
Abraços a todos vocês!!!