A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag), através da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá na próxima quinta (29) e sexta-feira (30) um Seminário Regional sobre o Bioma da Caatinga, intitulado “Desafios e Perspectivas”. O evento está marcado para a Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho (BA).
O bioma caatinga é o principal ecossistema existente na região Nordeste, estendendo-se pelo domínio de climas semi-áridos, numa área de 73.683.649 ha, 6,83% do território nacional. Ocupa os estados da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão e Minas Gerais.
Um dos grandes desafios do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e entidades parceiras é a discussão e formulação de um Plano de Ações Estratégicas para o Bioma caatinga e a convivência com o semiárido. A caatinga é um ecossistema diferenciado dos demais pelo fato de ser o único que se situa totalmente dentro dos limites territoriais brasileiros.
Na oportunidade serão apresentados debates sobre o estágio atual e perspectivas de futuro do Parque Nacional do Buqueirão da Onça e Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Bioma Caatinga.


