Mendonça Filho apresenta decreto para revogar decisão do governo federal em aumentar IPI de carros importados

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2011 às 11:20

Teve gente que não gostou nem um pouco da decisão do governo federal em aumentar em 30% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. O deputado federal Mendonça Filho (DEM/PE), apresentou ontem (20) um projeto de Decreto Legislativo para a revogar o decreto do governo.

“A medida é um duro golpe no consumidor motivado pelo lobby da indústria automobilística. O governo adotou uma postura intervencionista, prejudicando principalmente a classe média que vai comprar carro mais caro”, justifica Mendonça Filho. Segundo Mendonça Filho, o argumento de que a medida foi tomada para proteger a indústria nacional frente à crise internacional e à concorrência dos importados nada mais é do que uma proteção artificial e um intervencionismo indevido.

O parlamentar argumenta que a despeito dos importados representarem uma pequena parcela no total das vendas de carros no Brasil, eles vinham estabelecendo parâmetros de preço e qualidade que forçavam a indústria nacional a praticar margens menores e melhorar a qualidade.“Os preços de carros no Brasil são um dos mais altos do mundo. Mesmo quando se exclui a carga tributária, as margens no País ainda figuram entre as mais caras”, afirmou Mendonça Filho, lembrando que o preço daqui é 130% superior ao praticado nos Estados Unidos, 94% no México e 74% na Argentina.

O parlamentar alerta para o fato de que a reserva de mercado – a exemplo da informática no passado – só trouxe prejuízo para o consumidor e atrasou o desenvolvimento do País. (da assessoria/foto reprodução)

Mendonça Filho apresenta decreto para revogar decisão do governo federal em aumentar IPI de carros importados

  1. Maria disse:

    O que o Deputado não observou que o que restou se tirasse toda a carga tributária é a margem de lucro que as empresas embutem em seus pressos altíssimos para poder sustentar as suas matrizes no exterior que estão em crise, então, ele deveria também propor a diminuição dessas margens de lucros absurdas.
    Essas mesmas montadoras/importadoras tem estudos afirmando que o brasileiro não se importa de pagar preços altos para se exibirem daí as margens de lucros altíssimas, não é a carga tributária que encaresse os carros, ajuda a isso, mas sim, as margens de lucros absurdas.
    Deputado, trabalhe em favor do povo e não dos empresários importadores.

    1. Maria disse:

      Corrigindo: preços e não pressos como havia colocado.

  2. Oswaldo Silberschmidt Jr. disse:

    É absurda essa medida protecionista!! Estamos voltando aos tempos do protecionismo arcaico que nos obrigava a andar nas “carroças”, como disse Fernando Collor de Melo? Será que esse governo não aprendeu que é sim preciso fomentar o desenvolvimento da nossa indústria, não com protecionismos paternalistas – mas oque esperar do PT?!! – mas sim com políticas desenvolvimentistas, baixas taxas de impostos – não aumente os impostos dos importados – se é o caso, então REDUZAM AS TAXAS DE IMPOSTOS DO NACIONAIS ou melhor ainda, crie meios, financie pesquisas. Será que não tem gente ganhando MUITO dinheiro com essa medida protecionista? Em se tratando da base política desse governo, não duvido nada!!

  3. Dreda disse:

    Poucas vezes concordei tanto com as declarações de um político como agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…