
Poucas vezes se viu um ato de filiação de um candidato tão concorrido como o que aconteceu na noite de ontem (09), em Sobradinho, no norte da Bahia. O protagonista do evento foi Luiz Vicente Berti (foto 1), que deixou o PTB para ingressar no PDT. A solenidade aconteceu na Colônia de Pescadores e foi prestigiada por grandes lideranças do estado e da região, a exemplo de Casa Nova.
Filho do ex-prefeito Luiz Berti, Luiz Vicente é nome certo para disputar a prefeitura municipal em 2012. Integrando uma legenda que dá sustentação ao governador Jaques Wagner, Luiz Vicente vai se confrontar com o atual prefeito, Genílson Silva, do PT – mesmo partido de Wagner. Mas o ponto em comum entre pedetistas e petistas fica por aí. Os discursos incisivos de ontem, feitos pelos convidados presentes ao evento, mostraram que a rivalidade é latente e pode deixar Wagner entre a cruz e a espada. O presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, por exemplo, comparou o jovem Luiz Vicente a uma “usina” que vai recolocar Sobradinho nos trilhos do desenvolvimento.
Na mesma linha seguiram o presidente da Câmara Municipal, Ranilson Nery, e o vereador Cicinho da Madecon. O primeiro ressaltou que a presença de um grande número de pessoas na Colônia de Pescadores revela a vontade da população em buscar novos tempos para Sobradinho. Já Cicinho da Madecon lembrou que o verde – cor do pré-candidato Luiz Vicente – representa a esperança da comunidade. Outro vereador, Gabriel Lustosa (sem partido), lembrou que o novo integrante do PDT caminha para ser até melhor do que o pai Luiz Berti foi como prefeito. Berti, que estava presente, esboçou um largo sorriso com o comentário de Lustosa.
Nos discursos, que sempre colocavam Luiz Vicente como “virtual novo prefeito” de Sobradinho, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia do estado, Paulo Câmara, foi mais além. Disse ter feito questão em participar da solenidade e de trazer o “futuro governador da Bahia”, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), para apresentá-lo aos problemas vividos atualmente pela população no intuito de ajudar Luiz Vicente, como prefeito, quando ele (Marcelo) for governador.
O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (foto 2, entre Paulo Câmara e Roberto Carlos) e que falou por mais de dez minutos, lembrou de sua origem humilde “da roça” no interior, até chegar onde hoje se encontra. Ele informou ter sido o parlamentar que mais ficou na oposição, por 16 anos, até a vitória de Jaques Wagner – que o levou no ano passado a ser o mais votado, depois a presidir a Casa por três vezes e assumir o governo do estado interinamente por cinco vezes. Ao contar sua trajetória, Marcelo ressaltou que Luiz Vicente tem justamente as qualidades para ser vitorioso como ele: “Todo político precisa ter palavra, coerência e estar a serviço da população. Essas são as marcas que vejo em Luiz Vicente”, disse.
Apontado como responsável por trazer Luiz Vicente para o PDT, o deputado estadual Roberto Carlos – uma das principais lideranças do partido – argumentou que o novo filiado representa o fortalecimento do PDT na região. “Luiz Vicente tem uma bela história na política, que está apenas começando. É um jovem com muitos projetos para Sobradinho e tenho a convicção de que ele, chegando a ser prefeito, fará a melhor administração que o município já teve”, estimou.
Numa estratégia dos organizadores do evento, Luiz Vicente foi convidado para compor a mesa apenas no final, para falar. Durante a maior parte do tempo ele ficou entre a plateia e agradeceu as manifestações de carinho. Ao Blog, ele ressaltou que seu novo projeto político passa “por um sonho de dias melhores” para Sobradinho. Sobre a possibilidade de dois palanques governistas, no ano que vem, o pré-candidato a prefeito disse “ser natural” do processo democrático. “Estamos indo par ao PDT por entendermos que o partido pode agregar outras forças em nossa luta pelo desenvolvimento de Sobradinho, ao lado da presidente Dilma e do governador Wagner”, disse.



Roberto Carlos falou: “Luiz Vicente tem uma bela história na política????? Que história? Nunca foi nem representante de sala imagine história política. Outra coisa: porquê o pai Luiz Berti não pode ser candidato? A justiça federal procura por ele para responder sobre o Canal da Batateira. Acorda povo de Sobradinho. Essa família tem uma ganância forte pelo poder. Nas eleições passadas fizeram campanha contra Dilma, contra Lula, contra Wagner, Contra Lídice e agora menos de uma ano depois vêm se juntar dizendo dar sustenção ao governo Wagner. Políticos de conveniência. Vergonha. Para ganhar uma eleição negociam e vendem até a alma.
É MUITA CARA DE PAU DESSE LUIZ VICENTE DIZER QUE JUNTOS AO LADO DE WAGNER E DILMAR VAI CONSTRUIR UMA SOBRADINHO MELHOR, ELE LUIZ VCENTE QUE NA CAMPANHA PASSADA VOTOU E APOIOU PAULO SOUTO PARA GOVERNADOR E DISSE QUE WAGNER ERA O PIOR GOVENADOR QUE A BAHIA JA TEVE, E QUE DILMA JAMAIS PODERIA SER PRESIDENTE PQ NAO TINAH JAMAIS TINHA SIDO NEM VEREADORA E QUE DILMA NAO TINHA CONDIÇOES NENHUMA DE SER PRESIDENTE DO BRASIL, AGORA ESTA USANDO O NOME DE WAGNER E DILMA PARA SE PROMOVER, O QUE AS PESSOAS NÃO FAZEM PARA TER O PODER NAS MAOS, ONTEM PICAVA O PAU EM DILMA E WAGNER DISENDO QUE ELES ERAM O PIOR PARA O BRASIL E BAHIA, HJ O PIOR ELES DIZEM QUE É SERRA E PAULO SOUTO, É POR ESSAS E OUTRAS QUE O POVO CANSOU DESSES POLITICOS SEM ETICA E CARATER, QUE NÃO TEM UM IDEAL NEM UM PROJETO, E SIM BUSCAM SEUS PROPRIOS INTERESSES PARA SEREM BENEFICIADOS. QUEM PODERIA IMAGINAR UMA ALINÇA POLITICA ENTRE Dr. EVARISTO E A FAMILIA BERT, E GILBERTO DE BALBINO ENTAO, AI ESTA O QUARTETO QUE QUEBROU SOBRADINHO ESTA FORMADO, E QUEREM VOLTAR PARA ACABAR DE ENTERRAR ESTA PEQUENA CIDADE QUE NUNCA IRA CRSCER ENQUANTO ESSES TIPOS DE POLITICOS AI ESTIVEREM, E VC ROBERTO CARLOS É SO DESCEPÇÃO,
Nos 4 cantos da cidade , o povo agora é 12, É Luiz Vicente 2012!
Rapaz, políticos são mesmo todos iguais. Cada um querendo um naco do que sobrar nos cofres da prefeitura quando esse aí for eleito. Se o pai deve à união R$ 60.000.000,00 é óbvio que esse ônus será pago pelo povo de Sobradinho que jamais vai aprender a votar. Essa cidade que tanto amo, vai falir por falta de opção política (leia-se políticos honestos).
Sim, é necessário que aja a disputa política, isto faz parte do jogo democrático, mas, acredito cegamente na SENSATEZ, tanto do Governador do Estado da Bahia, como ainda mais na SENSATEZ da Presidenta, outra coisa, onde alguns tem dúvida, eu não tenho, em 2012, esse ente que muitos desprezam e tomam atitudes pejorativas das mais diversas chamado POVO, estará ao lado do 13, 13, 13, 13, essa é minha opinião em relação ao pleito que se aproxima, lembrem-se, ao POVO tudo! E ao 13 também!
FOI DIVULGADA UMA MATÉRIA NA FOLHA DE SÃO PAULO, ONDE ESTA MOSTRAVA OBRAS INACABADAS E COM OS RECURSOS DESVIADOS, MAS EM NENHUM MOMENTO FOI CITADO O NOME DO SR. LUIZ BERTI. MAS VIDA TODA A OPOSIÇÃO COLOCOU A CULPA DO DESVIO DO CANAL SERRA DA BATATEIRA EM CIMA DE LUIZ BERTI, O QUE NA VERDADE A LICITAÇÃO FOI REALIZADA EM 1993(LUIZ NEM CANDIDATO ERA) E REALIZARAM UM ADITIVO DE 125% EM 1995(LUIZ BERTI NEM CANDIDATO ERA) ONDE OS DOIS CULPADOS DO DESVIO FOI GENILSON E ANA PAULA(IRMA DE ADEILSON), QUE FIZERAM O ADITIVO. A COPIA DA ASSINATURA DE GENILSON E ANA PAULA TA VINDO AÍ!!! ESPEREM E VEJAM QUEM É VERDADEIRAMENTE CULPADO!!
Não é possível apagar um passado de 12 anos de corrupção de dois grupos políticos com a mudança para o partido de legenda 12.