Alto índice de mortes em acidentes de motos mobiliza deputados estaduais de Pernambuco

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2011 às 14:03

A Comissão de Saúde do Poder Legislativo debateu em audiência pública, na última segunda-feira (15), soluções para a diminuição dos acidentes com motos em Pernambuco.

De 2009 a 2010, o Estado contabilizou crescimento de 16,5% no número de mortes com motocicletas e afins. Só no ano passado, foram 628 vítimas fatais. A estimativa é que em 2011, o índice chegue a 23%.

O presidente do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, João Veiga, revelou que cerca de 50% das ocorrências estaduais ocorrem em Recife, Caruaru e Petrolina. Juntos, os três municípios têm 166.610 veículos do tipo, dos 632.103 em todo o Estado.

A presidente da Comissão de Saúde, deputada Isabel Cristina (PT), reforçou a urgência de medidas ostensivas. De acordo com a parlamentar, os acidentes tornaram-se uma epidemia e, portanto, são uma questão de saúde pública.

Para reverter o quadro, o Comitê Estadual programou campanhas educativas e de fiscalização, peças publicitárias, visitas a escolas públicas e privadas, além do levantamento estatístico para o controle de acidentes. As universidades também integram a pauta de ações.

João Veiga anunciou, ainda, o projeto Lei Seca, que pretende abordar, até o fim do ano, 30% dos motociclistas de Pernambuco.

O líder do Governo na Casa Joaquim Nabuco, deputado Waldemar Borges (PSB), foi o autor da solicitação que originou a audiência.

 

Alto índice de mortes em acidentes de motos mobiliza deputados estaduais de Pernambuco

  1. Leitor disse:

    Realmente, a irresponsabilidade dos motoqueiros causando tantos acidentes e mortes, por nao obedecerem as regras de transito, tornou-se questao de saude publica.

    Fiscalizacao e punicao aos infratores já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários