Assim como os usuários, os profissionais de saúde do município ficaram indignados com o fechamento do Laboratório Central (Lacem) localizado na Coahb Massangano em Petrolina.
De acordo com a presidente do sindicato da categoria, Maria Perpétua Rodrigues (foto) o Lacem tem plenas condições de funcionar. “Tanto os profissionais como os equipamentos estão aptos a realizar os atendimentos, não existe justificativa para fechar o laboratório”.
Com quase 11 anos de funcionamento o Lacem realizava em média 150 atendimentos diários, mas nos últimos meses o laboratório estava servindo apenas como posto de coleta, já que segundo Maria Perpétua, as amostras para exames estavam sendo encaminhadas para laboratórios particulares. “A gente vem questionando há tempos por quê esses exames não são feitos no lacem, se lá tem bioquímicos”.
Outro fator que contribuiu para a revolta da categoria foi o fechamento sem aviso prévio. “Na última reunião que tivemos com a secretária de saúde, há 15 dias, ela disse que o caso estava sendo estudado, nós esperávamos uma resposta a respeito da possibilidade de fechamento e não a interdição de uma vez”.
A nossa reportagem tentou por todos os meios ouvir a Secretaria de Saúde do Município, mas até o momento não fomos atendidos.





Para se criar algo que beneficie a sociedade, é uma burocracia, é uma polêmica, passa a peteca para um órgão, para outro, um impugna aqui, outro defende de lá, um sufoco. Agora para desmanchar tudo que fez, uma canetada resolve. Como é fácil para o poder público DESbeneficiar a sociedade.
EU ACHO É BOM TODOS QUE TRABALHAM LÁ VOTARAM NESSE PREFEITO QUE AI ESTÁ !!!!!!!!!!!I INCLUSIVEL O SR. MIGUEL.
ERA TODOS DE VERDINHO KKKKKKKKKKKKK
Olha! Com certeza essa dezativação signnifica a criação da AME da cohab, ou seja, fecham pra abrir outra coisa. fala sério….que falta de respeito.
E vocês não sabem o por quê disso? Para servir aos interesses particulares. É
Calma “galdino”, antes de acusações levianas, procure se iterar do assunto, ouvir o outro lado. Como disse Jesus “não julgues para não ser julgado”; “pois da mesma medida que julgardes será julgado”. Agora, o Estado de Pernambuco investe no Lacen de Recife, e por qual motivo não mantem o de Petrolina?
Lamentável o estado a que chegou a saúde pública em nosso município. Se LACEM tem bioquímicos e aparelhagem moderna, porque os exames foram repassados para a UNIMED? Como explicar que para receber um simples exame de glicemia o paciente passa mais de 30 dias? Que são os donos da UNIMED?
Naja, O Sr. Galdino não fez nenhuma acusação, o que ele escreveu é a mais pura verdade.
No Brasil, principalmente em Petrolina de hoje, é assim mesmo, é uma dificuldade para se criar benefícios para toda a população, é muita burrocracia (de burro), muita demora, aí depois de muita peleja se consegue, depois vem meia dúzia de malucos e fecha tudo num abrir e fechar de olhos para atender a interesses particulares, a quem interessa o fechamento do Laboratório Central? entendeu agora?
O Lacen de Petrolina, pelo que sei é administrado pelo município e não pelo Estado, se eu não estou errada, porque o Estado teria que cuidar de algo que é do município? Agora, se o Município entregar o Lacen para o Estado aí se muda de figura.
Se você for menos partidária, talvez você passe a entender melhor a situação caótica que passa Petrolina.
Mas o povo merece, quem manda votar errado?!