O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina acaba de receber mais um incentivo do Ministério da Saúde (MS), que disponibilizou uma incubadora neonatal com maca, para ser utilizada na Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O equipamento irá auxiliar o trabalho dos médicos, mantendo a criança prematura em condições ideais de temperatura, oxigenação e umidade.
A incubadora neonatal é um equipamento eletromédico, que funciona como um berço aquecido, que através de aparelhos permite deixar a temperatura semelhante ao que o bebê encontra no ventre da mãe. A criança deve ser colocada dentro do equipamento logo após o seu nascimento.
Uma vez dentro das incubadoras, as crianças permanecerão no local até que possam ficar em ar ambiente – o ar que chega dentro da incubadora é filtrado. Outra vantagem é que o clima dentro do equipamento permite que a criança se desenvolva de forma mais rápida, com proteção térmica e é onde o recém-nascido fazem a fototerapia para evitar icterícia (doença caracterizada por certa amarelidão na pele).


