Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Juazeiro prestou esclarecimentos acerca da matéria sobre o Samu, postada pela manhã. Confiram:
Com relação à matéria veiculada neste Blog nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que o Samu, segundo orientações do Ministério da Saúde (Portaria 2048/MS), atende aos chamados seguindo uma análise de “Classificação de Risco”, feita pelo médico regulador do serviço.
De acordo com o setor de regulação e com base nas informações dadas pela esposa do paciente, o caso do eletricista – que no momento do chamado apresentava dores musculares – foi avaliado como um problema que poderia ser assistido pela equipe da ambulância social, ou seja, o caso não foi avaliado como urgência.
A Secretaria informa ainda que o Samu de Juazeiro presta socorro a todos os usuários, respeitando os pacientes e realizado com agilidade todos os atendimentos. Com a regionalização do serviço e seguindo a Política Nacional de Urgência, foi contratado um número de profissionais para atender 700 mil habitantes e a cobertura do serviço em Juazeiro e região está atingindo 532 mil pessoas, bem inferior à demanda que a estrutura atual é capaz de atender.
Só em Juazeiro, segundo o coordenador do Samu, Denis Rufino, o serviço está atendendo com 156 profissionais. Antes da regionalização o serviço contava com 122 funcionários. O serviço está mais acelerado também devido a aquisição de novas ambulâncias. Com a implantação do SAMU Regional, o serviço móvel de urgência de Juazeiro está atendendo com 7 ambulâncias, cinco básicas e 2 avançadas, além da motolância e as oito cidades, cada uma com uma ambulância básica, totalizando 15 ambulâncias em toda região. O município conta ainda com 8 ambulâncias sociais, que atendem a sede e o interior da cidade.
Ascom/Secretaria de Saúde de Juazeiro (foto/site prefeitura)



As pessoas tem que saber a verdadeira função do SAMU… é um absurdo a população chamá-lo por uma simples dor de estômago, barriga… acho que é falta de compreençaõ, egoismo, tudo de ruim existente num ser humano… pois os profissionais de lá liberam a ambulancia com os devidos profissionais para esses meros atendimentos deixando os outros casos q são mais graves sem antendimento… a população tem que saber q SAMU não é taxi nem meio de transporte p ninguem… ACORDEMMMMMM POVÃOOOOO