Pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) farão uma autópsia nos peixes encontrados mortos no último final de semana às margens do rio São Francisco, no município de Casa Nova (BA), norte do estado. O material para as análises foi encaminhado segunda-feira (11), por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Juazeiro.
“Vamos ainda entrar em contato com a estação de piscicultura da Embrapa Semiárido para fazer uma análise. Esperamos que o resultado saia em três dias, mas enquanto isso, a recomendação do Ibama é de que seja evitada a pesca e o banho em até 200 metros do local onde os peixes apareceram mortos”, esclarece Milton Gomes Filho, encarregado da fiscalização do Ibama em Juazeiro.



Né possível!
Mais um absurdo que acontece em nossa cidade, não seria pouco a má administração, ainda tem que acontecer uma tragédia com os nossos peixes e nosso rio São Francisco. Prefeitura Municipal de Casa Nova, Secretários, Adminstração acordem! Precisamos de soluções e respostas para o que acontece com a nossa cidade. Estamos de olho. Obrigado.
O problema no Rio São Francisco é o total abandono por parte do Governo Federal e do governo de Pernambuco. A presença do IBAMA na regiao deixa a desejar, basta ver que o IBAMA mais próximo de Petrolina no Estado de Pernambuco fica em Salgueiro, alias, no Sertão o IBAMA e a Polícia Federal só existe em Salgueiro. Assim fica difícil preservar o meio-ambiente na região. Quanto ao Estado de Pernambuco, é só ver que a presença da CPRH, a companhia estadual de meio-ambiente, só é presente em Recife, ASSIM COMO é a maioria dos órgãos estaduais em nosso Estado.