Uma nova variedade de tomate, de coloração vermelha uniforme e tamanho variando de médio a grande está sendo desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para os campos de cultivo do Sertão do estado.
Os estudos do novo tomate já estão em fase de conclusão e foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental do IPA de Belém de Sertão do São Francisco. As sementes poderão estar disponíveis aos agricultores já no próximo ano, assim que forem cumpridas as formalidades de registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A colheita, que ocorreu em fase experimental, ontem (16), na Ilha de Assunção, proporcionará os últimos estudos laboratoriais necessários à confirmação de algumas qualidades físico-química dos frutos. Das seis etapas de análises exigidas pelo Mapa, o IPA já cumpriu cinco, o que abre uma ampla oportunidade das sementes chegarem aos produtores da região em 2012, levando à mesa dos pernambucanos uma nova e resistente variedade de tomate já batizada informalmente de IPA-Belém, em homenagem à região.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, declarou ser este um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva do tomate no Sertão, assim como seus efeitos econômicos e sociais para a região. “Os investimentos em tecnologia são importantes, pois garantem ao estado um destaque na produção do fruto para o consumo de mesa e de processamento industrial”, afirmou.




Presciso dessa semente de tomate Ipa 7, para desenvolver no sertão do Ceará, na cidade de Nova Russas. Por que planto tomate nessa região, já plantei três variedades de tomate rasteiro: Ipa 6, TY 2006 e Facinho. Mas quero esperimentar o Ipa 7. Como faço para consegui a semete, e qual o tamanho do fruto?
boa noite amigo poderia por favor responder alguns quesitos acerca do tomate rasteiro ty2006, gostaria de saber qual o peso médio dos frutos
qual o ciclo desta cultivar
qual a produtividade média
e qual o tempo de colheita, quanto tempo dura a fase de colheita?
amigo, que Deus te abençoe obrigado por favor responder para o e-mail greisson8vignando@gmail.com
ola greisson.
Vou tentar te responde sobre o ty 2006
via imail .
GOSTARIA DE SABER SE O TY 2006 É BOM POR FAVOR ME PASSE AS CARACTERISTICAS DELE.. OBRIGADO
Boa noite Greisson, Moro na cidade de nova russas, e planto tomates na região de nova russas, foi o que mais se deu na região quente, do sertão foi TY 2006
mais o consumo de água e muito grande por que, aqui em nova russa, a quentura de 28 a 35gral, de temperatura a um grande problema de aporto de flor, por isso que eu queria o Ipa 7, de pelem para experemetar
na região
onde tem sementes para venda.obrigado.
boa tarde estou na serra grande na cidade de ibiapina no ceará. gostaria de saber como faço para adquirir está semente de tomate IPA-belém 7 um abraço e boa tarde.
onde posso compra as sementes sou de Ibimirim -pe
Bom dia, gostaria de mais informaçoes sobre esse material, pois, trabalhamos na regia de Irece – Ba , e estamos com problemas de produtividade e resistencia com o ty 2006, desde ja agradeço
PRECISO DE UM CONTATO PARA COMPRAR ESSE TIPO DE TOMATE IPA7-BELEM,POIS NAO CONSIGO ENCONTRAR O PRODUTO NO MERCADO? OBRIGADO!
Prezados Senhores;
gostaria de saber como faço para adquirir está semente de tomate IPA-belém 7
Ola Booa Noite sou de canarana-ba, eu gostaria de saber mais sobre o IPA Belem 7 pois aqui na minha região estamos enfrentando diversos ploblemas com o ty.
gostaria de saber a produção por hc do IPA7 e onde comprar sementes