Choveu, olha a dengue!

por Carlos Britto // 14 de março de 2011 às 08:13

Nos últimos dias o volume de chuvas foi intenso nas cidade de Petrolina e Juazeiro, agora a população deve estar atenta quanto as ambientes que favorecem a proliferação da dengue.

O mosquito Aedes aegypti pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e sobre o solo do jardim e quintal.

A bióloga Alessandra Laranja, uma cientista paulista, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp/São José do Rio Preto, descobriu este efeito anti-Aedes da borra, durante a pesquisa da sua tese de mestrado, orientada pelo professor Hermione Bicudo.

Os testes realizados em laboratório, comprovaram que a borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais, como o metabolismo hormonal e o processo da reprodução, que bloquea o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti, impedindo a postura e, quando esta ocorre, impedindo o desenvolvimento dos ovos do mosquito.

A novidade adquire maior importância no momento em que o Brasil, já assolado pelas dengues dos tipos 1 e 2, prepara-se para o crescimento do número da casos da dengue tipo 3, a hemorrágica, que provoca hemorragias internas no infectado e é a mais grave.

Conforme as estatísticas do Ministério da Saúde (Fundação Nacional de Saúde, Funasa), no ano passado, a dengue vitimou mais de 200 mil pessoas no País.

RECEITA
1)Duas colheres de sopa de borra de café, para cada meio copo de água, a solução pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
2) “A borra não precisa ser diluída em água para ser usada”, destaca a bióloga. Pode também ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.

Choveu, olha a dengue!

  1. Serpente Negra disse:

    Já perceberam que este tal mosquito da dengue é bonito que só?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários