Este final de semana, dias 12 e 13, a comunidade de Izacolândia prepara palestras, carreatas e marchas contarão com a presença de autoridades políticas na luta pela emancipação política da localidade.
Durante a manifestação estão confirmados os deputados estaduais, Isabel Cristina (PT) e Rodrigo Novaes (PTC). A Comissão Pré-Emancipação aguarda a confirmação dos deputados Odacy Amorim (PSB), Adalberto Cavalcante (PHS) e Ciro Coelho (PSB), assim como a presença do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, e dos vereadores da cidade.
Os membros de Comissão acreditam que o momento é oportuno diante das declarações da nova legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quando se manifestam a favor dos caminhos para o desenvolvimento do novo município.



Mais um movimento demagogo da classe famigerada política. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13, que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e emancipação de municípios, está tramitando no senado. Não se sabe nem ao certo quando irá para votação. Esse é o momento de pressionar o senado e não fazer movimentos isolados nos Distritos que almejam a emancipação.
que tal ser um grande bairro de lagoa grande .cidade cem hospital,delegacias,faculdades ja tem muitas. um abraço..
Avante,Izacolândia!Todo mundo tem direito de ter seu destino em suas mãos.
Um prefeito, um vice, vários secretários, mais vereadores, mais gastos….blá, blá, blá. De uma coisa tenho certeza: tem muita gente querendo se dar bem nessa história. Como disse Ernui: Será mais uma cidade sem hospital, sem delegacia, etc. Vai continuar dependendo de outros centros. Não seria mais interessante Izacolândia passar a ser gerenciada por Lagoa Grande? Os aproveitadores de plantão não querem nem ouvir falar nisso. E tenho dito.
ESTÃO DANDO ILUDINDO ESSE POVO.
Todos esses “nobres” que marcaram presença são enganadores ou ingênuos. Eles são políticos e sabem muito bem que isso não é mais possível atualmente devido ao bloqueio criado na constituição federal. O Art. 18 da constituição de 88 limita a criação de um município dentro de um período determinado em Lei Complementar Federal que ainda não existe. Que a população carente de Izacolândia se movimente para isso eu até entendo, mas ver políticos envolvidos ao invés de esclarecer a população sobre a questão legal, só me leva a crer que estão dando ilusões a essa população, pois não são capazes de nada melhor.
Sou petrolinense e sou favorável que povoados muito distante da sede um dia se transformem em cidades (Rajada, Izacolândia, Cristália…). Lembrem-se que um dia Petrolina teve 2, 3, 4 mil habitantes e era um Distrito de Coripós (Santa Maria da Boa Vista), assim como Afrânio e Dormentes pertenciam a Petrolina. Temos que aproximar poder e povo. Sou favorável quanto aos distritos e povoados distantes não só de nossa cidade como de outras. Quem sabe um dia Caraíbas, Urimamã, Jutaí, Lagoas, Guarani, Nascente…etc não se transformem em cidades?!?
Também Petrolina se beneficiaria com a criação de municípios. Uma que diminuia o encargo; dois que esses municípios movimentariam a economia petrolinense, frequentando seu polo comercial, educacional e médico; e por último, SABEMOS QUE TANTO FAZ UM MUNICÍPIO TER 165.000 HABITANTES QUANTO 1 MILHÃO, O FPM É O MESMO: 37 MILHÕES DE REAIS ANUAIS.
Ou seja, Petrolina não perderia nada em termos de FPM, e ainda ganharia 2 ou 3 municipios cada um com pelo menos R$ 10 milhões de PIB que com certeza traria benefícios econômicos para nossa cidade e toda região.
olá pessoal sem informação e conhecimento de emancipação por favor se vocês tiverem duvidas, sobre assunto, e acharem que criar um municipio novo é mais um problema, por favor procure pessoas que possam passar informações para que vocês saiam do apagão, e tenham luz, ou seja conhecimento e informação do assunto, ai sim apartir do molmento que voçês sairem da classe dos desenformados e estiverem atualizados do assunto, vcs vão saber porque esses distrito tem direito e necessidade de ser cidade.