A Operação Retomada, desencadeada pela Polícia Federal na manhã de hoje (22) em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, prendeu em Salgueiro 13 integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas ligada à facção criminosa Primeiro Comando da capital (PCC).
De acordo com as investigações da PF, a cocaína, proveniente de São Paulo, era encaminhada até Salgueiro e depois era distribuída para cidades nos estados do Piauí, Ceará e Bahia. A PF aponta ainda indícios de lavagem de dinheiro ilícito em São Paulo.
As investigações tiveram início no fim do ano passado depois da prisão de três cearenses que estavam transportando cocaína a partir de Salgueiro. Em depoimento à polícia, os suspeitos apontaram a existência de uma rede criminosa cujo fornecimento da droga seria o presidiário e integrante do PCC Francisco Eudo Victor, conhecido como Gordo.
A investigação revelou que o entorpecente era enviado para Salgueiro por via terrestre. O transporte era feito em caminhões. No Sertão de Pernambuco, segundo a PF, toda a cocaína era entregue a Claudyvanio Matias de Carvalho, conhecido como Vaninho. Ele está foragido.
Na ação dessa terça-feira (22), participaram 160 policiais, sendo 70 da Polícia Federal de Pernambuco, Bahia, Ceará e da Paraíba e 90 policiais militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área da Caatinga. Com informações do JC Online.



