A presidente Dilma Rousseff errou no meio de um discurso o nome da cidade de Toritama (PE), a cerca de 190 km de Recife, e criticou sua equipe de assessoria pelo deslize.
O erro ocorreu em reunião do 12º Fórum Executivo dos Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE). O evento discutiu, entre outros assuntos, a reforma tributária e o corte no Orçamento da União. No momento do engano, Dilma citava experiências que considerava positivas, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs) na região.
Ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma afirmou que o governo devia dar suporte e reproduzir experiências de sucesso, como o caso de Botirama, e pediu sua confirmação. Quando ele corrigiu o nome do município, ela interrompeu o discurso. “Eu falei para vocês que não é Botirama. Vocês vejam o que é uma ótima assessoria. Eles acharam esse Botirama na internet“, criticou.
A equipe presidencial confundiu a cidade com Ibotirama (BA), a 650 km de Salvador. Toritama, o município que Dilma pretendia citar, fica no semiárido de Pernambuco, e é conhecido por ser polo de confecção de jeans.
No evento, Dilma mencionou a criação de uma Secretaria Nacional de Irrigação, e voltou a falar sobre a criação do Ministério de Micro e Pequenas Empresas, uma de suas promessas de campanha.



A Presidenta foi infeliz nesse comentário publico sobre o trabalho da assessoria. Toda e gente comete erros, o do assessor não era importante, o dela apontando o dedo foi bem maior.
É isso ai Dilma,bota pra gerar,da próxima vão ficar mais atentos e não trocar o nome da cidade em questão,prefiro chamar isto de falta de atenção para não denominá-lo com outros adjetivos.
Parabéns por parar e criticar na hora,transparência é isso aí!!!
Se nossa querida presidente não sabe nem o que está falando, não é a culpa de assessor nenhum. Ela deveria conhecer melhor o nordeste, depois do Brasil, é claro.