Governadores do Nordeste defendem criação de imposto à saúde

por Carlos Britto // 21 de fevereiro de 2011 às 12:27

Tema polêmico dentro do governo e evitado durante a campanha eleitoral, a recriação de um imposto nos moldes da extinta CPMF tem o apoio declarado da maioria dos governadores do Nordeste, inclusive da oposição. Logo após sua eleição, a presidente Dilma Rousseff admitiu discutir com os governadores a volta de um imposto para financiar a saúde.

Entre os apoiadores da criação de um novo imposto para a saúde estão Jaques Wagner (PT-BA), Cid Gomes (PSB-CE), Ricardo Coutinho (PSB-PB) e Wilson Martins (PSB-PI). O posicionamento francamente contrário à criação de um novo imposto para financiar a saúde veio de dois dos maiores aliados da presidente Dilma na região: Eduardo Campos (PE) e Marcelo Deda (SE), anfitrião do encontro de governadores.

O pernambucano, por exemplo, citou como prioridade do governo na área da saúde a aprovação da Emenda 29, que eleva os percentuais mínimos a serem investidos no setor por União, Estados e municípios.

Governadores do Nordeste defendem criação de imposto à saúde

  1. Desconstruidor de Discurso disse:

    A saúde pública não se resolve com planejamentos localizados, até mesmo porque é impossível tal planejamento ter êxito, face a mobilidade social. Enganam-se ou querem enganar ao povo aqueles que propagam que o problema é de orçamento deficitário, o que não é verdade, já que o maior orçamento é exatamente o do Ministério da Saúde. A saúde pública de qualidade passa por um planejamento regional descentralizado e desconcentrado, com a criação de pólos médicos públicos com verba proporcional a abrangência de sua população, sob a administração municipal, bem como, por um compromisso dos profissionais da saúde com a coisa pública. Falta um choque de gestão para que esse serviço público possa melhor ser prestado àqueles que dele precisam.

  2. Revoltado disse:

    Arrecadar mais pra desviar mais?Que tal investir melhor?Esses caras só querem é dinheiro e o povo que se exploda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários