Conselho Municipal de Educação veta nucleação e pode oferecer denuncia ao Ministério Público

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2011 às 07:00

O Conselho Municipal de Educação de Petrolina esteve reunido este final de semana para deliberar sobre a decisão de nucleação de escolas pela Prefeitura de Petrolina.

Em resolução, o conselho tomou decisões embasadas. Conheça:

1-    Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 53 que afirma que toda e qualquer criança tem direito de escola pública e gratuita próxima de sua casa.

2-    Considerando a resolução de 28 de Abril de 2008 que evita o processo de nucleação das escolas.

3-    Considerando o artigo 4º da Resolução Número 2 do Conselho Nacional de Educação que retrata a necessidade de participação das comunidades na definição dos locais, bem como a possibilidade da menor distância a ser percorrida.

4-    Considerando o artigo 5º da Resolução Número 2 do Conselho Nacional de Educação onde deverá considerar o diálogo com a comunidade respeitando seus valores e sua cultura.

5-    Considerando ainda que os diretores das escolas devam ser escolhidos democraticamente conforme lei Número 1874.

O Conselho decide por vetar a aprovação do Projeto de Nucleação, visto que não houve uma discussão aprofundada com o Conselho e com as comunidades envolvidas e sem prejuízos na data do início das aulas, com a mesma estrutura administrativa que terminou em 2010.

Em visita ao Blog o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luis Augusto Carvalho de Santana informou que, caso a prefeitura insista na nucleação a entidade oferecerá denuncia ao Ministério Público solicitando providências. As aulas começam hoje e vamos acompanhar os acontecimentos.

Conselho Municipal de Educação veta nucleação e pode oferecer denuncia ao Ministério Público

  1. Autran disse:

    Onde estão os sindicatos? Foram todos vendidos também?

  2. Sandrinha disse:

    Fiquei muito feliz ao ver esta matéria no blog e estar de parabéns o conselho de educação por esta decisão, pois a secretária celia e o prefeito coloca os filhos deles nas melhores escolas e não sabem o quais são as conseqüências de ter crianças se deslocado da sua comunidade para estudar em outras comunidades.
    As pessoas com o minimo de sabedoria sabem que são nessas nucleações que parte das crianças e jovens se envolve com bebida e evasão escolar. Mas nossos gestores não estão nem ai, não são os filhos deles.

  3. Marivaldo Bruno disse:

    Por que não tomaram essa decisão antes?

  4. Prof. Antonio Cabral disse:

    Enquanto o sindicato pelego nada diz ou se opõe aos sérios desmandos que ocorrem na educação do município, com início das aulas atrasado, jogo e troca de interesses escusos, desrespeito a legislação vigente e outras, ainda bem que o Conselho de Educação está atento e presidido por pessoa competente que é o colega e Prof. Luiz Augusto. Quando ele era o presidente do sindicato, nada passava sem que o poder público fosse cobrado. Velho e bons tempos. Essa secretária que está aí é o supra sumo da incompetencia, já demonstrada em várias outras situações. Ela pensa que tem poder para passar por cima de quem quer que seja. Detona pessoas sem constangimento e não da satisfação ao prefeito. Essa história da nucleação é mais um golpe na população pobre que depende da escola publica, mesmo de péssima qualidade, como a do municipio. A merenda é ruim, o transporte escolar é o pior de toda a região e os professores e diretores que não rezam na cartilha da secretária são obrigados a trabalhar em locais que nem transporte tem. Para trabalhar pegam mototaxi. As diretoras das escolas são discriminadas na liberação das verbas e não recebem mão de obra adequada para ajudar nas escolas. Como o prefeito é oftalmologista, seria bom enxergar essa calamidade. Pau nesse povo Luiz Augusto. A categoria espera seu retorno ao sindicato que está totalmente desmoralizado. Peça a substituição imediata dessa secretária com letra minuscula.

  5. Profª Margareth disse:

    Parabens ao profº,é verdade a educação de nossa cidade nunca esteve tão mal temos saudades da profª NEUMA GUEDES ,q/ tambem fez nucleações + c/ um diferencial ” RESPONSÁBILIDADE”
    Q/q/ ñ é p/ qualquer um, é uma falta de respeito p/ c/ nós professores,

  6. Lúcia! disse:

    Parabéns ao profº. Seria bom que o Sindicato do Estado fizesse o mesmo, pois em Pernambuco estamos sofrendo as mesmas coisas e até agora, ninguém apareceu para nos ajudar. Alunos tendo que ser transferidos para outras escolas longe de casa, professores sem sala de aula, muita arrogância por parte da GRE, total ditadura e falta de respeito ao aluno e docente. Até quando o governador vai posar de preocupado com a educação agindo dessa maneira e ninguém faz nada? Em Pernambuco vivemos de aparência!!! Governo de aparência, Sindicato de aparência, tuuuuuuuuuudo aparência, inclusive o nosso salário, que é o pior do país!!!!!!!!

  7. Paulo Rogério. disse:

    Eu acharia que o Presidente do SINDSEMP, Dr. Augusto,se preocupa-se com sua pasta de trabalho junto ao municipiook,Dr. Julio avante…

  8. Paulo Rogério. disse:

    Ratificando a frase em que digo com isso deixe nosso Prefeito resolver as pendencias,ok, repito Avante Dr. Julio Parabéns…

  9. Ana disse:

    Luiz Augusto, você é um homem distemido e inteligente, os servidores precisa de representação como a sua que briga e tem respaldo legal pra ir a luta. Parabéns….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários