Exame que identifica pacientes com risco de AVC é realizado pelo HGU Saúde

por Carlos Britto // 26 de janeiro de 2011 às 13:30

Muita gente nao sabe, mais desde março de 2009, Petrolina conta com exame capaz de identificar pacientes com risco AVC (acidente vascular cerebral)  doença que hoje, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mata mais pessoas no Brasil e está à frente de morte por infarto do miocárdio, câncer e acidentes de trânsito.

Com o objetivo de identificar pacientes com risco de AVC, o exame doppler transcraniano, que antes era praticado nos grandes centros do Nordeste, vem sendo realizado aqui em Petrolina por Ricardo Brandão, neurocirurgião e coordenador do setor no Hospital HGU Saúde. O exame é portátil, indolor e não possui contraindicações. O doppler pode ser feito no leito hospitalar ou no Instituto Mente & Cérebro, também na cidade.

O exame, também, ajuda o estudo de pacientes com traumatismo craniano em UTIs, no tratamento de aneurisma cerebral e identifica em crianças, com anemia falciforme, a possibilidade de derrames futuros”, comenta o médico, que também realizou a primeira cirurgia para retirada de tumor com mapeamento cerebral, no HGU.

A técnica, que já é utilizada com frequência em capitais, visa dar mais segurança ao cirurgião durante o procedimento e diminuir possíveis sequelas nos pacientes. De acordo com Brandão, ela é utilizada quando tumores estão localizados próximos a áreas do cérebro responsáveis pela linguagem e movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários