O Rio São Francisco nunca deixará ter ter seus defensores. Principalmente nos tempos atuais, em que os ambientalistas alertam as autoridades para os problemas pelos quais passa o Velho Chico.
Tem gente que até exagera um pouco. É o caso dessa mensagem deixada por pichadores no Arco da Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina e Juazeiro.
A frase, em letras garrafais, diz o seguinte: “o rio está morrendo”. Tudo bem que o protesto é justo. Mas ir tão longe assim, pichando um patrimônio público e, além de tudo, sem medir o perigo, já passa dos limites.




E VERGONHOSO PARA PETROLINA, O DESCASO COM O MEIO AMBIENTE. ATÉ HOJE A COMPESA DE EDUARDO JOGA ESGOTO NO RIO E NIGUÉM FAZ NADA, EM PETROLINA EXISTE JUSTIÇA PRA TUDO MENOS PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA, É PRESO O HOMEM QUE MATA UM PÁSSARO PARA COMER, MAS OS QUE ESTÃO DESTRUINDO RIO NINGUÉM VÊ.
tá morrendo mesmo , as plantinhas que se alimentão de merda estão lá para todo mundo ver. Cadê as autoridades
É cxerto que o rio São Francisco passa por um processo de envelhecimento precoce. Defendê-lo é uma dever de todos os brasileiros, sobretudo dos nordestinos. Mas não é correto defender algo com a pratica do crime, isso mesmo, pois pixamento constitui crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98 artigo “Art. 65. Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
Parágrafo único. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção, e multa que varia de R$1.000,00 a 50.000,00”.
Carlos Britto, queria pedir-lhe licença para informar que aquele matagal ao lado do Círculo Militar de Petrolina é INTENCIONAL.
Isso mesmo, não há interesse por parte dos poderes públicos de Petrolina, em especial a Prefeitura Municipal em limpar aquela MATAGAL, pois ali se revelaria os esgotos que despejam águas no Rio São Francisca e evidenciaria o descalabre e a falta de consciência dos poderes de Petrolina como o Rio São Francisco.
Não somente naquela parte, mas em quase TODA ORLA FLUVIAL de Petrolina, o MATAGAL toma conta, afastando dessa forma o convivio das pessoas que TEMEM EM PASSAR POR AQUELAS ÁREAS ESCURAS.
Petrolina tem que DAR EXEMPLO para outras cidades ribeirinhas do Vale do São Francisco, e a perguna que fica é:
CADÊ A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO?
Muito grato pela oportunidade.
Vale salientar que a condição de enfermo e envelhecimento por que passa o rio Sao Francisco, é fruto da irresponsabilidade humana quanto ao uso de seus recursos, tipo: água, solos, pescado, vegetação, minerios etc. O ribeirinho que não respeita o Velho Chico, também não respeita seus filhos, netos, bisnetos e outros que virão. É lamentável mas é verdade.
Britto, não é novidade nenhuma este tipo de protesto sempre existiu na ponte presidente dutra, nas pontes do Brasil e nas do mundo inteiro nada inédito nada novo
ATÉ HOJE A COMPESA JOGA ESGOTO NO RIO E NIGUÉM FAZ NADA²
O rio ta morrendo, e essa pixação é valida, fazer uma loucura, pela loucura de nao cuidar do rio, alem do que, estes arcos deviam ser implodidos, não têm nenhuma finalidade mais e só atrapalham o transito….querem algo bonito? facam uma potem estaiada.
Pichação tb é arte. E quando se defende a natureza é dupla arte. Os pseudos-ambientalista só usam o discurso do ambientalismo correto para perseguição política. Engraçado que quando se resolveu construir aquele monstro de concreto no Centro de nossa linda cidade, Vitório Rodrigues e Cia nada questionaram. Vários condomínios (Água Viva, Portal etc) foram construídos às margens do rio, prejudicando o avanço da Orla… e nada foi dito. O Iate Clube tomou de conta de um Ilha, e ninguém questiona. Agora mesmo, uma empresa textil derrubou árvores, aterrou lagoas, e todos calados. Aí vem questionar um protesto sadio. O rio está se acabando. Basta ver a Ilha do Rodeadour, do Maroto etc. Os bancos de areia estão crescendo ano a ano, numa velocidade fora do normal. Tem alguma coisa errada. E eu acredito que seja na forma como a Chesf vem administrando as águas da barragem. Diga de passagem, a Chesf que lucra bilhões, mas que não investe em nenhum projeto ambiental no Vale; que não tem coragem de terminar a estrada que liga Petrolina a barragem de Sobradinho. Por isso, discurso ambientalista no Brasil é hipocrisia.