O 5º BPM terá novo comandante. O major José Aílton Teles assumirá interinamente a corporação em Petrolina, após os bons serviços prestados à frente da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) do município de Santa Maria da Boa Vista (PE).
A decisão foi tomada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, que acatou a solicitação do Comando Geral da PM de remanejar os comandantes dos batalhões existentes no estado.
A nomeação do major Teles se deu através de Portaria nº 155, de 13 de janeiro de 2011, publicada no Diário Oficial de Perrnambuco.



Nunca tivemos um comandante em Santa Maria da Boa Vista, que aproximasse tanto a policia dos cidadãos. Quebrando os antigos paradigmas de que a policia é um instrumento de opressão. A metodologia de trabalho implantada na 7ª CIPM, foi com certeza uma marco da Historia da atuação da polícia militar em nossa ciadade, dividindo esta atuação em “antes” e “depois” do comando do Major Teles.
Boavista se entristesse pela sua saida Major Teles!
Mas, se alegre por saber que está assumindo compromissos ainda maiores com nossa região , a frente do 5º BPM.
tenho certeza que fará tão bom trabalho, como o fez em nossa cidade à frente da 7ª CIPM.
Um grande abraço de nós boavistanos e Boa sorte nesta nova Jornada.
Fábio Evangelista , Presdente da AMOTA SMBV
Gostaria tambem de agradecer o empenho e trabalho do Coronel Carlos em Petrolina.São pessoas como o Cel. Carlos, que acompanhado de sentimento de homem público simplifica o trabalho e apresenta resultados.
Abraços.
Marcio
Estava viajando e só hoje li a notícia da saída do Cel. Carlos do 5º BPM. É importante que se diga que apesar de normal no serviço público de todo o país, certas mudanças parecem não se explicar. É notória a melhoria dos serviços da Polícia Militar em Petrolina sob o comando do Cel. Carlos. Grande interação com a comunidade, pronto atendimento aos apelos da população, quando possível, e quando não era possível o comandante explicava à população através das entrevistas e jornais. Policiamento nas áreas mais carentes e nos horários mais perigosos (ele ouvia muito as lideranças comunitárias). Campanhas educativas, tratamento sempre cortês e educado. Tenho amigos que são PMs do 5º BPM e que falam maravilhas do trabalho que ele e a sua equipe de oficiais vêm fazendo internamente, valorizando os bons policiais e punindo aqueles que cometem deslizes. Além disso, acompanhamos nos noticiários que Petrolina foi destaque nos últimos dois anos quando se fala em diminuição de violência. O que podemos comprovar nas ruas. então porque mudar agora? trocar o certo pelo duvidoso? Li no comentário de Fábio Evangelista que o novo comandante o Major Teles foi um bom comandante em Santa Maria da boa Vista. Apesar de não podermos comparar Sta Maria com Petrolina, desejo boa sorte ao novo comandante. Que ele possa continuar o excelente trabalho do Cel. Carlos, para o bem daqueles que, com eu, vivem em Petrolina.