Festa em homenagem a São Sebastião começa a mobilizar comunidade católica de Casa Nova

por Carlos Britto // 13 de janeiro de 2011 às 17:39

A comunidade de Casa Nova, no norte da Bahia, já vive as expectativas para mais uma Festa do Interior dos Ribeirinhos. O evento acontece no distrito de Pau-a-Pique, a 134 quilômetros de Casa, de 18 a 20 de janeiro – em comemoração ao padroeiro São Sebastião.

De acordo com o vereador Leonardo Silva, a festa reúne em média mais de 30 mil pessoas. “O tradicional evento reúne os filhos da terra, movimenta o comércio local e estimula o turismo do interior. As melhores praias de água doce do Vale do São Francisco encontram-se na região de Pau-a-pique, lá estão também as mais belas dunas, na região de Barra da Cruz”, explica Leonardo Silva.

A professora aposentada, Constância Braga, diz que a devoção ao santo na localidade começou ha mais de 200 anos quando seu bisavô, ainda menino, adquiriu a peste (doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis, que matava rapidamente). Sua tataravó, mãe de seu bisavô, fez uma promessa ao santo de que se ele fosse curado, toda a sua família passaria a celebrar com devoção o dia do santo. E assim aconteceu.

Além de congregar toda a comunidade de Pau a Pique, o evento serve para os adeptos de São Sebastião pagarem promessas como a da tataravó da professora Constância. E não é só. Muitos dos participantes moram em outros rincões e retornam a sua terra para reencontrar a família e amigos. Durante as comemorações devotos, moradores e turistas se reunirão em frente à Igreja de São Sebastião para percorrer as ruas de Pau a Pique

em homenagem ao santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Ao som de cânticos e orações crianças, adultos e idosos agradecem as graças alcançadas.

Confiram, abaixo, a programação festiva do evento:

18/01 – Banda Sensação.

19/01 – Bonde do Maluco e Brega e Vinho.

20/01 – Banda Voa Voa e Wanderley do Nordeste.

(com informações da assessoria PMC/foto de arquivo)

Festa em homenagem a São Sebastião começa a mobilizar comunidade católica de Casa Nova

  1. rosangela disse:

    Carlos Britto
    A assessoria de comunicação da Prefeitura de Casa Nova, tem um nome de peso – LIDIANE CAVALCANTE, que apesar das agruras da função, continua fazendo um jornalismo de qualidade.
    Custa muito colocar o nome dela no final da matéria?

  2. marcos disse:

    portanto há um só Deus e um só mediador
    entre deus e os homens cristo jesus
    1 timóteo.2:5

  3. FÁIMA BRAGA disse:

    Pau Apique (Casa Nova Ba) Festa de São Sebastião 2011

    Quem já foi na festa de São Sebastião em Pau Apique certamente tem vontade de voltar .
    A solidez da fé em São Sebastião do povo desta comunidade envolve os visitantes quando sabedores das graças alcançadas por muitas pessoas .
    O novenário deste ano, como os anteriores, foi bem participativo, conduzido brilhantemente pelo padre Josimar. Em cada dia da novena, com a presença de crianças, jovens e adultos, era contada um pouco da vida desse grande Mártir de Cristo.
    O tema da festa enfocou a Fraternidade e a Vida no Planeta (Campanha da Fraternidade 2011), com um palestrante em cada noite.
    A festa foi encerrada com uma procissão belíssima pelas ruas do povoado, contando aproximadamente com 3 000 pessoas.
    Um dos pontos fortes da festa de Pau Apique é o encontro de familiares, amigos e conhecidos numa belíssima confraternização.
    Com a instalação da Barragem de Sobradinho o novo Pau Apique foi construído em um local geograficamente muito bonito (Vejam fotos abaixo).

    Um ponto a melhorar:
    Como filha deste Distrito de Casa Nova, aproveito a oportunidade para solicitar do prefeito Orlando, juntamente com sua equipe administrativa que seja discutido junto com a comunidade de Pau Apique, um local adequado para instalação dos barraqueiros que chegam no período da festa para venda de suas mercadorias. Esses barraqueiros são também uma tradição da festa e devem ser bem tratados. Deveria haver um local próprio e bem preparado para eles. O que vimos este ano foi a ocupação de barracas nos jardins e praça do centro do povoado, dificultando o acesso do povo as áreas de lazer, à igreja, provocando também o impedimento do transito e o acúmulo de lixo, dificultando ainda a passagem da procissão no dia 20 (Vejam fotos abaixo).

    Um grave problema a corrigir:
    Manifestando também o sentimento de várias pessoas da comunidade, peço também ao Prefeito que recomende à comissão que contrata as bandas para tocar nos dias da festa, uma escolha mais criteriosa quanto a linguagem musical apresentada por determinadas bandas, pois o que se ouviu em determinado dia da festa, foram músicas com letras pornográficas deixando vários casais e outras pessoas presentes na festa dançante apavorados. O baixo nível das letras foi um desrespeito às famílias e muitos se perguntavam se era justo usar o dinheiro público para custear aquela agressão à moral e principalmente a tantos menores que participam da festa.
    Seguramente o Prefeito não tem conhecimento disso, embora muitas pessoas o considerem o responsável por esta mancha em nossa festa.
    Há necessidade de se começar um grande movimento em defesa das famílias diante dessa agressão.
    Confiamos em que o Prefeito Orlando seja o primeiro a tomar as providências.

    fatimabcosta@gmail.com

    INFELIZMENTE AS FOTOS NÃO PUDERÃO SER ANEXADAS ELAS DARIAM MAIS REALISMO AO TEXTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários