Jorge Khoury enaltece democracia em discurso de despedida e lembra de investimentos para semiárido

por Carlos Britto // 27 de dezembro de 2010 às 20:29

Num longo discurso que beirou a emoção, o deputado federal juazeirense Jorge Khoury (DEM-BA) falou pela última vez como parlamentar da Casa, no último dia 21, ressaltando vários itens. Um deles foi a implantação da democracia no País, na qual ele próprio, neste ano, deixou de ser reeleito por opção popular. Segundo Khoury, o maior responsável pela permanência do regime democrático é um Parlamento “forte e altaneiro”, o que ainda não foi alcançado em sua plenitude, mas já há sinais positivos de que está no caminho certo.

Os atuais 25 anos de Democracia ininterrupta, sem nenhum atropelo autoritário, já demonstra que estamos chegando lá. Me considero, com muito orgulho e modéstia, um dos que contribuíram para a conquista desse marco”, ressaltou.

Durante o seu discurso, o deputado lembrou dos 35 anos que tem na vida pública, sendo 20 destes através dos seus cinco mandatos consecutivos como deputado federal. Khoury destacou, nesse período, iniciativas voltadas à defesa do meio ambiente e do semiárido nordestino, exercendo a função, entre outras coisas, de presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

O deputado juazeirense também mencionou investimentos importantes para o sertão baiano, como a instalação da 6ª Superintendência da Codevasf e o campus da Univasf em Juazeiro, que tiveram esforços seus.

Como secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, aprofundou-se na realidade desigual da economia entre os estados do Norte e Nordeste em relação aos do Sul e Sudeste. E procurou, no Congresso, atuar no sentido de beneficiar as micro e pequenas empresas, além dos fruticultores da região.

“Como disse Fiodor Dostoiévski, ‘ninguém jamais se tornou universal sem conhecer e amar a própria aldeia’. Aqui cheguei graças à generosidade do meu povo, da minha Juazeiro, da minha região, da minha Bahia. Só ele teria a legitimidade de levar-me de volta, do Planalto à Planície”, disse Khoury. (com informações da Enfoque/foto reprodução internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários