O sistema de pesquisa e desenvolvimento tem como missão atender as demandas atuais e futuras da agricultura familiar, com geração, adaptação, validação e transferência de tecnologia e fomento, visando à viabilização do agronegócio para os diferentes ecossistemas da cidade. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal, através da secretaria de agricultura, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) viabilizou projetos de transferência que estão sendo implantados no município.
Os projetos desenvolverão ações específicas voltadas para fomentar a melhoria da capacidade das forrageiras nativas, piscicultura e das fruteiras. O melhoramento da pastagem nativa será feito por meio do raleamento da vegetação existente com ressemeadura de gramíneas e leguminosas, com manejo e uso adequado da caatinga e com a implantação de áreas com forrageiras para corte.
Já na Piscicultura, os tanques de rede vão proporcionar o abastecimento de peixes para o município e as fruteiras vão aumentar a produção e vendas de frutas na região.
O secretário de agricultura, Willys Nunes, fala que as localidades que receberam as unidades demonstrativas estão motivadas e comprometidas com o trabalho. “O objetivo principal é, primeiramente testar o desenvolvimento e produção destes materiais aqui no município e posteriormente realizar reuniões técnicas e repassar estas tecnologias para outros agricultores”, explica o secretário.(c0m informações e foto da assessoria/PMS)


