Em resposta à nota postada pelo Blog ontem (15), relacionada a uma denúncia feita por um leitor que flagrou um homem destruindo mudas de árvores plantadas pela Prefeitura de Lagoa Grande (PE), o engenheiro agrônomo Luirik Barbosa enviou um artigo sobre o que achou do fato.
E não apenas isso. O engenheiro também faz sérios questionamentos sobre as espécies plantadas na região. Confiram:
Não concordo com a atitude do homem, mas queria fazer algumas considerações. O brasileiro e sua mania de achar que as coisas de fora é melhor, vem contribuindo com desvalorização e a extinção das espécie nativas da região.
Maior crime é plantar espécies exóticas como o Nim e algaroba no semiárido brasileiro. Me parece que a árvore da foto é o NIM, uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Essa vem sendo muito utilizada nas cidades da região sem saber os riscos que podem trazer para as espécies locais.
Temos como exemplo a algaroba que foi trazida para o nordeste e se tornou uma “praga” para as espécies locais.
Nós que moramos no semiárido, uma região que não tem o costume da valorização da flora local, temos quer valorizar o que é nosso e cobrar das prefeituras a maior participação da flora nordestina nas nossas cidades.
Luirik Barbosa/Engenheiro Agrônomo




Da um exemplo ai LURIK de planta nativa.
Que tal um pe de mandacaru seria massa.
O nim alem de tu do ainda serve como inceticida, isso ai vc deve saber Dr.
Talvez fosse melhor o fixo, para com sua raiz arrebentar e as residencias.
Mas voltando a comentar a foto ,pense nu,a montagem derrubada
Publique os comentarios,os meus nao tiveram nenhuma ofensa,se nao vamos ter que pedir para alguem fazer uma,intervençao no seu blog.Tudo que eu escrevi ta salvo
Cabral, pena que você não entenda de fotografia, o fato da mesma ser bem tirada e de forma que a pessoa que estava comentendo esse desmando ficou bem na foto não quer dizer que e uma montagem. Você tem que ater a fato. Quanto ao detalhe branco no rosto da pessoa ficou a critério do Jornalista uma vez que não quiz expor a pessoa em questão e sim a prática.
PARABÉNS PELA SUA OBSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO! NÓS TEMOS QUE PLANTAR NAS NOSSAS CASAS E AVENIDAS É: UMBUZEIRO, JUAZEIRO, QUIXABEIRA, UMBURANA, MANDACARU, BARAÚNA, …
Sou Biólogo e concordo plenamente com o Luirik, implantam espécies sem um estudo prévio de suas viabilidade econômica e ambiental e os resultados não costumam aparecer a curto prazo, porém com o passar do tempo as consequências tornam-se desastrosas.
vejam o que o “Tucunaré” ésta fazendo com nossas espécies de peixes nativos do nosso Rio São Francisco.
Cadê o nosso surubim , Dourado, Pirá entre outros.
do o fato de ser local nao quer dizer que seja boa idéia manter. o tal do
mandacaru mesmo é sinônimo do que nao presta pois nao da sombra e nem encosto. devia ser erradicado.
Temos que plantar em nossas avenidas árvores da caatinga, tipo, JUAZEIRO, IMBUZEIRO, BARAÚNA OU BRAÚNA, QUIXABEIRA, PAU FERRO, JATOBÁ, CAATINGUEIRA e outras plantas nativas. Além de preservar a nossa flora, tem o fato que essas plantas suportam mais tempo sem água. Bem que a Prefeitura podia proceder assim!
EU DISCORDO DESTE TAL WATERGATE. A NATUREZA É SÁBIA E DEVEMOS RESPEITÁ-LA. SE O MANDACARU É DO BIOMA CAATINGA ENTÃO VAMOS CONSERVAR. CADA PLANTA TEM SEU VALOR E SUA IMPORTÂNCIA.
Não tinha visto os comentários e fico feliz com a repercussão que teve. Eu sei muito bem das utilidades do Nim como também sei dos riscos que ela pode trazer. Mandacaru não faz sombra, mas realiza fotossíntese e tem sua importância no nosso bioma. Exemplo? Fiquei feliz em saber que existem pessoas que tem a mesma opinião que a minha e citou alguns exemplos de espécies nativas.