Confraternização dos agentes de saúde terá gostinho de insatisfação contra Governo Lóssio

por Carlos Britto // 14 de dezembro de 2010 às 21:58

Os agentes comunitários de saúde de Petrolina farão sua confraternização de final de ano nesta sexta-feira (17), na sede da entidade representativa da categoria – a Acosap, localizada no bairro Antônio Cassimiro (Rua 05, nº 181). O evento vai acontecer das 8h às 17h e promete mobilizar os agentes. Mas o encontro não terá apenas caráter festivo.

Pelo que deixou a entender o atual presidente da Acosap, Manoel Antonio Coelho Neto, durante o programa Carlos Britto no Ar de ontem (13), o descontentamento com a administração do prefeito Júlio Lóssio está estampada no rosto de cada um dos agentes. Segundo Manoel da Acosap (como é mais conhecido), motivos não faltam.

Ele tece críticas, por exemplo, ao salário-base dos agentes que não é honrado pelo município (embora os recursos para este fim venham do Ministério da Saúde). Além disso o prefeito não paga os salários em dia e vetou o projeto que previa a distribuição de protetores solares à categoria, enquanto tem agente com problemas de câncer de pele justamente pela exposição de oito horas diárias ao sol. “E o município não arca com o tratamento”, lamentou.

Manoel da Acosap lembrou também do beneficio a insalubridade, que até hoje não é pago, e da tentativa do Executivo em desvinculá-los do quadro justamente por ter cobrado na justiça os direitos trabalhistas dos agentes. Para completar, ele critica duramente o fato de a prefeitura ter tirado o único dia de folga que tinham durante a semana, que também servia para promover reuniões e discutir assunto relacionados aos profissionais.

Há ainda, segundo Manoel, o fato de o município não convocar novos agentes para preencher a vacância no setor e de os atuais trabalharem sem as devidas condições de trabalho. Para a ex-presidente da entidade, Maria de Andrade Silva, em 11 anos como agente nunca tinha visto tal situação. “Infelizmente não temos boas perspectivas”, afirmou. Manoel, que admitiu ter votado em Lóssio, completou: “Esse prefeito foi eleito pela maioria dos votos dos petrolinense. Então, vamos ter de tolerá-lo até o fim do seu mandato”.

Confraternização dos agentes de saúde terá gostinho de insatisfação contra Governo Lóssio

  1. disse:

    ÔXENTE MANOEL E NÃO VC QUE ANDAVA TODO DE VERDE RUA ACIMA RUA ABAIXO COM OS AGENTES DE SAÚDE DIZENDO VOTE EM DR JÚLIO QUE ELE MELHOR PRA PETROLINA! E AGORA VAMOS SE VESTIR DE PRETO E COLOCA ELE PRA FORA?

  2. preocupado com petrolina disse:

    Errar é humano mas se alguém soubesse advinhar o futuro ninguém erraria. É uma virtude muito grande admitir o que faz inclusive os erros cometidos…
    As leis são feitas para os homens, mas em petrolina hoje os homens são escravos”dela”. As leis devem ser aplicadas respeitando, valorizando colocando o ser humano em primeiro lugar não deve ser somente slogan, pois o indivíduo que coloca as leis acima das pessoas e suas necessidades ele não é sábio, nem tão pouco competente, humano, senssivel,capaz de dirigi-los… . sei e conheço agentes doentes com doeças adquiridas no trabalho como os cancer de pele, lupo… dentre outras que estão readaptadas em outras funções. Pobres desses, pois como é que vão sobreviver como salário bruto de 465,00 reais imagine ter que comprar remédios. Sera que Lóssio já parou em algum momento para se colocar no lugar de um trabalhador desse? A natureza não sabe se defender mas sabe se vingar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários