Petrolina terá mais nove AME’s

por Carlos Britto // 28 de novembro de 2010 às 21:33

Durante a inauguração do Centro de Infectologia Maria Elita, realizada na última sexta-feira (27), o prefeito Julio Lossio anunciou que já possui recursos garantidos para a construção de mais nove AME’s – Atendimento Multiprofissional Especializado, para Petrolina. Os recursos foram conseguidos junto ao Ministério da Saúde na última quarta-feira (24) durante viagem do prefeito e a Secretária de Saúde Lucia Giesta a Brasília (DF).

O prefeito Julio Lossio pretende construir 20 unidades de saúde até o final da sua gestão. Outras quatro unidades também estão com os recursos garantidos: AME no bairro Areia Branca que está em fase de licitação e as unidades do José e Maria, Vila Eduardo e Henrique Leite. Em Izacolândia as obras para a construção da unidade de saúde, já foram iniciadas. “Nós estamos extremamente estimulados de que vamos de fato dá um grande salto na atenção primária do nosso município”, revelou.

Sistema AME – Atendimento Multiprofissional Especializado – O projeto AME faz parte da reestruturação que o prefeito está fazendo na Atenção Primária, implantando um novo conceito de saúde, onde os serviços são oferecidos em um prédio de referência, com salas climatizadas, informatizadas e com sistema de segurança eficiente. A AME funciona com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, agente comunitários de saúde, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem, que contarão com o apoio também do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), através de psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, ginecologistas e educador físico.

Petrolina terá mais nove AME’s

  1. Dr. Paulo disse:

    Como médico me sinto honrado em ver Petrolina crescendo em todos os aspectos, inclusive na saúde. Finalmente pararam de jogar a poeria para debaixo do tapete e estão enfrentando os problemas com soluções. Já era hora de nossa cidade dar esse salto.

  2. Dreda disse:

    Se estivesse preocupado com a Saúde em Petrolina, não teria fechado a UPA que já existia. Só abriu uma AME em 2 anos, e há um monte de PSF funcionando sem médico. Onde é que vão conseguir médicos para as AMEs?

  3. LordGiodai disse:

    Concordo com o Dreda: cadê os médicos? E vejam o contraste das ideais do prefeito: na campanha ele dizia que iria restaurar a rede de saúde existente sem precisar construir novas unidades; porém, agora ele está construindo novas unidades e deixa muitas outras sucateadas.

  4. Eildo Coelho disse:

    Se for-mos tirar como exemplo o posto de saúde do Bairro Areia Branca, esse já foi recebido pela atual administração em escombros. E uma outra coisa é que, comentários de gente que não tem compromisso com o povo e qua não usa serviço de postos de saúde devem ser ignorados, porque não passam de politicagem barata, que não querem AME e sim ODEIE, com certeza haverá estrutura para que essas unidades de saúde funcionem para desespero dessa oposiçao que só pensa em si próprio, quem tem que julgar são os moradores das comunidades favorecidas. Ahh! antes que me esqueça, mostrem a cara, porque tanto receio? sei que muitos são verdadeiros conspiradores da administração por isso têm que esconder o rosto atrás do véu da covardía.

  5. Julia disse:

    A realidade é outra. Petrolina estar abandonada e, nada que esse prefeito faça vai tirar da mente das pessoas o desejo de mudanças. Diga- me uma grande obra que esse governo já vez? Não tem. Ainda bem que só faltam 02 anos para o fim desse governo que nada faz.

    Governo que nada faz e só serve de privilégio para os secretários

  6. menina levada disse:

    C oncordo com a Dreda, construi parede é facil mas colocar os profissionais lá dentro é outra história, bem lembrado sobre o PAS no josé e maria, qual foi o motivo que ele teve para fecha-lo, pois lá atendia por media de 300 pessoas por dia,pois hoje a população fica sem saber pra onde ir, pq o TRAUMA só atende qd o paciente chega quase morto , se não manda para os psf que nunca existe médico. Então fica a pergunta,pra que mas predios sem medicos.

  7. Carla Duarte disse:

    É muito fácil tecer criticas sobre algo que não se entendi, o prefeito agiu da forma correta quando utilizou o primeiro ano de governo para fazer o diagnóstico da cidade, afinal ele precisava tomar pé da situação do municipio, pra depois saber onde teria que atuar. Teve pagar dividas enormes deixadas pela gestão anterior, o que dificultou a realização de grandes obras no primeiro ano.
    Agora ele começa a mostrar pra que veio, as Ame´s possuem um novo conceito na saúde, muito melhor do que o praticado nos postos de saúde atuais. Com recursos garantidos oriundos do ministério da saúde e com a aprovação da camara, as 20 unidades serão construídas e com certeza teremos uma saúde primaria de melhor qualidade.
    Quem ainda tem dúvidas visite a Ame do Dom Avelar e sintam a diferença.

  8. Sol Nascente disse:

    Gente as obras da Ame de Izacolandia já foram iniciadas, e segundo o prefeito já estão em licitação a do JOsé e Maria, Henrique Leite e Vila Eduardo. Ao invés de críticas destrutivas e pensamentos negativos, vamos tocer que dê tudo certo, afinal os beneficiados seremos nós.

  9. Carla Duarte disse:

    Grandes obras continuarão sendo realizadas daqui pro final da administração, para o desespero da oposição que deseja vê a cidade nas ruínas.
    Agora para os maus informados deviam saber que as ações foram atrasadas graças as dividas deixadas pela administração anterior, que o atual prefeito teve que pagar, se não não revebia recurso algum.
    Lembram quando o Hospital de Traumas foi inaugurado? Em outubro com um orçamento altissimo que gerou uma divida imensa para a prefeitura. fora o Dom Malan que tinha um contrato com o IMIP, tb realizado na gestão anterior e que só foi pago na gestão atual.

  10. Cyntia disse:

    Nooossa!!! As AME’s serão a salvação da saúde de Petrolina!

    Enquanto o prefeito tenta destruir a Atenção Primária à Saúde, criando esse tal “novo conceito de saúde”, corrobora ainda mais com o retrocesso que o município vem vivenciando.

    Será que ele sabe realmente o que é a Atenção Primária? A criação dessas AME’s já são uma resposta: NÃO!

    E essas pessoas que ainda o defendem, caracterizam a atenção primária através dos POSTOS de SAÚDE! Realmente….As AME’s são os velhos e tão criticados POSTOS de Saúde.

    Por que, no lugar de criar novas unidades, ele não reforma e potencializa o potencial das Unidades de Saúde da Família já existentes? Isso sim seria trabalhar a favor da atenção primária a saúde.

    Esse modelo que o tal Dr. vem propondo é um RETROCESSO!

  11. Carla Duarte disse:

    Senhora Cyntia, vc sabe o que é atenção primária? E por que as ames destroem esse conceito? Sabe por que vc só faz criticas vazias? por que não tem argumentos, que cuida de doente é hospital, as ames ffazem o primeiro atendimento e se necessário emcaminha para outro profissional ou especialidade. Vai estudar meu amor pra depois falar mal do prefeito.

  12. ELIANE INACIA DOS SANTOS disse:

    A Carla Duarte esta certa, é facil falar quando se esta de fora , deixe o prefeito traballhar tenho certeza que ele ira cumpri com o que prometeu e a ame é um bonito projeto, o prefeito esta de parabéns e com isto, tenho certeza que ira contratar todos os aprovados no concurso publico de 2007 que foi prorrogado, dando empregos a muita gente…

  13. Para Carla Duarte disse:

    Prezada Carla:
    Apenas corrigindo a informação que vc se equivocou. O contrato do IMIP com a prefeitura não foi pago e está na justiça.
    A prefeitura já perdeu em duas esferas vai recorrer ao supremo. Enquanto isso nós funcionários somos quem paga o pato!!

  14. Roberto Guedes disse:

    Se o amor é cego então AME neles…. ninguém vai ver médico, remédio ou solução dos problemas.
    AME, UPA e PSF são tão somente novos nomes dados aos POSTOS DE SAÚDE, ineficientes e sem estrutura como sempre. Se realmente funcionasse conforme previsto não haveria super-lotação das SALAS: AZUL E VERDE no Hospital de Urgências e Traumas, pois aí sim os médicos poderiam restringir o atendimento a somento urgência e emergência, que é o que realmente só deveria entrar lá.
    Mas hoje em Petrolina depender de posto de saúde é assinar sua sentença de morte.

    PARA QUEM GOSTA DE SER ENGANADO É UMA BOA OPÇÃO!!!!

  15. Regina disse:

    Vocês que estão preocupados com a calamidade de medicos e da saude em Petrolina procurem medicos dispostos a trabalhar e entreguem os curriculuns ao prefeito pois ate na capital estamos com dificuldade de encontrar, os medicos hoje são MERCENARIOS e nessecitam de muito dinheiro para trabalhar, enquanto os outros profissionais da saude que trabalham muiyto mais vivem ganhando e sobrevivem com salarios abaixo de 1800$$!! PROCUREM MEDICOS RESPONSAVEIS E ENCAMINHEM PARA PETROLINA pq de mercenarios e preguiçosos aki tá cheio.

  16. Dreda disse:

    Só para esclarecer, sem querer gerar polêmica se é contra ou a favor do prefeito: AME é para atendimento médico especializado, realizado por médicos especialistas. Não é atenção primária, e sim, secundária. As AMEs não excluem as USF (Unidades de Saúde da Família), são complementares. Fechar USF (atenção primária) para abrir AME é distorcer todo o sistema de saúde, ou seja, é um retrocesso como alguém já falou acima. Isso não é culpa do prefeito, mas atualmente já há grande carência de médicos especialistas em Petrolina/Juazeiro, tanto para o HUT quanto para o HRJ, por isso meu ceticismo: onde o prefeito vai arranjar profissionais para 9 AMEs, se nem o concurso público que ele prometeu quando tirou o IMIP do HDM ele cumpriu? Parece mais promessa de político…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários