Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre Humanização e Acolhimento

por Carlos Britto // 28 de novembro de 2010 às 07:33

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde na Família (Proesf) esteve durante toda a semana disponibilizando para as recepcionistas das Unidades Primárias de Saúde (UPS) o curso de Humanização e Acolhimento na UPS. A capacitação, que começou na última segunda-feira (22), foi realizada para aperfeiçoar os processos e estratégias de qualificação dos profissionais, além de melhorar a qualidade da assistência aos usuários de saúde do município, colocando-os como o centro da organização do processo de trabalho da equipe de Estratégia de Saúde da Família.

O curso ministrado para cerca de 35 recepcionistas tratou de práticas que devem ser implementadas, para construir uma nova forma de fazer saúde, onde os profissionais podem agir e interagir no ambiente da comunidade ao qual estão inseridos. “O acolhimento é a porta de entrada dos usuários e nos tornamos responsáveis pelo paciente desde a sua chegada. Então temos que ouvir atentamente o que cada um tem a dizer, permitindo que seja relatado quais suas preocupações, angústias, mas sem deixar de colocar os limites essências para que possamos garantir atenção e assim resolver o problema daquele paciente”, explicou a diretora de atenção à saúde, Sátira Isabelle.

Ainda dentro da programação da Secretaria Municipal de Saúde e do Projeto de Expansão e Consolidação estão cursos que irão tratar de temas como Gestão em Saúde da Família, direcionada para coordenadores, ministrado na próxima semana. Já para os enfermeiros o tema será Atenção Integral as Doenças Prevalentes a Infância (AIDPI), bem como o curso que irá abordar a questão das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e do HIV/Aids.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários