A presidente eleita, Dilma Rousseff, está decidida a tirar a Integração Nacional da cota de ministérios do PMDB. E já encontrou até uma explicação política para a mudança: o partido perdeu quase todo o espaço de poder na região Nordeste, onde o ministério tem mais ações e projetos – inclusive um dos mais importantes, a transposição do Rio São Francisco, obra de R$ 4,5 bilhões, formatada nos tempos em que a pasta era conduzida por Ciro Gomes, do PSB.
Dos nove estados, o PMDB só governa o Maranhão, contemplado com o Ministério de Minas e Energia, para onde voltará o senador reeleito, Edison Lobão, do PMDB. Dois estados serão governados pela oposição: o Rio Grande do Norte elegeu Rosalba Ciarlini (DEM) e Alagoas reelegeu Teotônio Vilela Filho (PSDB). O PT tem dois governadores na região, Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE). O PSB tem quatro: Eduardo Campos (PE), Ricardo Coutinho (PB), Cid Gomes (CE) e Wilson Martins (PI).
Na nova composição da Esplanada, o PSB teria duas pastas: a da Integração Nacional e uma segunda, que seria a de Portos ou a do Turismo. A primeira é da cota pessoal do presidente do partido, Eduardo Campos, e tem como favorito o atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, ex-prefeito de Petrolina. Ele acompanhou Campos em audiências com Dilma e é considerado o principal nome do partido para o posto. Neste caso, o outro cargo do PSB, a secretaria de Portos, teria como nome um representante da bancada socialista. Antigo líder do partido na Câmara dos Deputados, Márcio França é a escolha natural, por ser de São Vicente, cidade da baixada Santista.
Um terceiro ministério a ser ocupado por quadros do PSB sairia da cota pessoal de Dilma para Ciro Gomes (PSB), como retribuição ao esforço feito pelo deputado federal durante o segundo turno da campanha presidencial. Se o próprio Ciro topar participar do ministério, ele poderia ser acomodado na Ciência e Tecnologia ou em um futuro Ministério de Portos e Aeroportos. (informações do DP. foto: Revista Exame/reprodução)




Aposto que FBC não está sendo cogitado para ministro em troca da prefeitura na próxima. Se positivo será um pessimo negócio pra ele.
Gonzaga Patriota deve está super feliz com essa notícia..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
xora não gonzaga….
voce nunca será prefeito de petrolina….
Fernando Bezerra já foi prefeito, ele tem mesmo é que ser ministro da integração nacional. Já imaginou o tanto de obras no São Francisco que ele poderia viabilizar como ministro?
Criticamos FBC como secretário muitas vezes, mas saiba que a população sanfranciscana está contigo Fernando, torcemos por você!
Só assim conseguiremos o ramal da transnordestina Petrolina/Parnamirim, a hidrovia, a duplicação do trecho da rodovia Petrolina/Salgueiro, entre outras obras importantes para a região!
A Capital do São Francisco está contigo!
Com certeza FBC vai ser o ministro de todos os brasileiros, de todos os pernambucanos e todos os petrolinenses. Vamos deixar de delongas e com certeza Gonzaga não é uma pessoa pequena para pensar assim.
Minha Gente o Ministro vai ser Ciro Gomes. Mais uma vez nosso sertão vai ficar de fora…
Acreditamos na competência de Fernando Bezerra,Temos a certeza que todo o Vale do São Francisco será comtemplado com Grandes ações.Estamos torcendo por este grande momento pra Pernambuco e para nossa querida Boa Vista.
TENHO CERTESA QUE GONSAGA TÁ FELIS POR ISSO. SE FBC FOR MINISTRO GONZAGA QUE O BÉM PRA PERNAMBUCO E PARA O BRASIL.NÃO VOTO NÉM GOSTO DELE COMO PESSOA, MAIS ADIMIRO COMO POLICO!!! VAI SER BOM PRA PE.