Funcionários do Samu em Petrolina pedem intervenção de ministro da Saúde para não serem afastados

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2010 às 07:00

Na iminência de serem afastados do Samu de Petrolina, funcionários da unidade enviaram no último dia 22 ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, uma carta solicitando que interceda junto à Prefeitura de Petrolina para evitar que isso aconteça.

Segundo um dos funcionários (que pediu anonimato), o grupo está no Samu desde 2004 e passou por seleção interna.

Ele alega que todos na equipe também foram submetidos a vários cursos de capacitação, e a informação que receberam é a de que os técnicos em enfermagem que os substituirão não possuem a devida qualificação exigida pelo Ministério da Saúde. Confiram a nota na íntegra:

Carta ao Ministério da Saúde

Att: Excelentíssimo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão

Ref: Carta Pública.

Nós, Servidores Públicos do Município de Petrolina e do Estado de Pernambuco, exercentes de atividades no SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, vimos, por meio deste instrumento, requerer a Vossa Excelência, uma articulação política e parecer técnico sobre as modificações anunciadas e prestes a serem implementadas pelo Município de Petrolina, no serviço do SAMU.

Somos Servidores Públicos concursados no Município de Petrolina-PE e do Estado de Pernambuco, lotados em outros serviços da Secretaria de Saúde, e para ingressarmos no SAMU, submetemos (técnicos e enfermeiros) a uma seleção interna, em setembro de 2004 (lista de resultado anexa). Um dos critérios era ser Servidor Público, sendo assim, exercemos as nossas atividades normais como Servidores Públicos do Município e do Estado em outros serviços da Secretaria de Saúde e as nossas funções aqui no SAMU são desempenhadas em regime de plantão.

No período em que exercemos nossas atividades (2004-2010) nos submetemos (técnicos e enfermeiros) a vários cursos e capacitações para o exercício desta atividade específica, a exemplo do Curso de Capacitação em Regulação Médica (certificado anexo).

Desde 26 de junho de 2010, estamos participando de um curso de Capacitação dos Profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Pré-Hospitalar Fixo. Reconhecemos o empenho e a dedicação do Ministério da Saúde em qualificar ainda mais os profissionais de saúde que trabalham no SAMU.

Surpreendentemente, nos mês de novembro de 2010 fomos informados pela Prefeitura Municipal de Petrolina (Secretaria de Saúde), que nós servidores do SAMU seríamos desvinculados do contrato que não existe desde 2008. Com isso, outros Servidores do Município iriam transferir o seu vínculo para o SAMU, profissionais estes sem nenhuma experiência e qualificação técnica na área pré-hospitalar.

Nossos vencimentos no Município de Petrolina são pagos em forma de salário-base e a remuneração pelo serviço no SAMU é paga em forma de plantão. Portanto, teríamos sérios prejuízos aos nossos vencimentos, considerando a exclusão forçada das atividades no SAMU. Como ficaria a nossa estabilidade financeira, já que temos seis anos de serviço prestado no SAMU?

Exonerar-se do SAMU significa desprezar todos os investimentos em recursos humanos realizado pelo Ministério da Saúde, aos profissionais que estão em atividade, além de trazer para o SAMU profissionais que não receberam formação e preparação técnica para o exercício destas atividades específicas.

Considerando que o SAMU é um serviço de órgão Federal em parceria com Estados e Municípios, pedimos uma articulação política do Ministério da Saúde junto à Prefeitura de Petrolina-PE, no sentido de impedir que sejamos afastados das atividades do SAMU.

Considerando: a justiça de nosso pleito, o interesse público em questão, a manutenção do princípio da eficiência no Serviço Público, esperamos o empenho de Vossa Excelência no sentido de manter os servidores exercendo suas funções no SAMU.

Atenciosamente

Petrolina, 22 de novembro de 2010.

Com a palavra, a assessoria de comunicação da prefeitura.

Funcionários do Samu em Petrolina pedem intervenção de ministro da Saúde para não serem afastados

  1. Dreda disse:

    Caso típico de falta de QI (quem indica). Apesar de capacitados e experientes na área, faltou o mais importante para vocês do SAMU: estarem na lista de amizades do prefeito.

  2. JUca disse:

    Tem que sair todo mundo e abrir concurso: Bombeiro Militar ganha os dois salarios, motorista e bombeiro. Tecnico de enfermagem, ganha do municipio e do SAMU e por aí vai. Tem que colocar todo mundo para fora e abrir concurso.

  3. souza disse:

    O correto é ser feito concurso público, fora todos os funcionários do SAMU.

  4. Desconstruídor de Discurso disse:

    Dreda… como vc já se pronunciou aqui como um não nascido em Petrolina, seria bom que não se intrometesse em nossa política. Vai ver nem vota aqui, e se vota, tenho 99% de certeza que vota em Gonzaga.

  5. Aninha disse:

    Se os funcionários do SAMU não podem sair, os do hospital Dom Malan também não podem, já que tb foram treinados, capacitados e no mínimo possuem 8 anos de trabalho prestado a aquela instituição.

  6. SEM Qi disse:

    Concurso!
    Tem que sair todo mundo!
    E no caso do Dom Malan, trocou 6 por meia dúzia, pq tb não é concurso, TUDO Qi!!
    É hora de Petrolina evoluir, EXIGIMOS CONCURSOS!!!

  7. EI PSIU! disse:

    É lamentavel, como é visto um setor de Emergência Móvel,pela equipe do Sr. Prefeito,e alguns que resolvem escrever do que não tem maior ou menor entendimento do Atendimento Móvel,vocês só vão entender quando os seus ou vocês mesmo,passarem pela necessidade de serem socorridos,vitimas em plena via publica ou qualquer local, e uma equipe despreparada ,que só sabe pucionar veia e fazer curativos,e pegar voces de todo jeito e jogar em cima de uma maca.
    A retirada da equipe do SAMU vai muito alem, de uma briga politica ou de QI,ou de condutores que ganha dois salarios, quem fala isso, são pessoas sem preparação tecnica nenhuma, e por tras de dessa frase de dois salarios tem a inveja grande dos condutores,pois eles não são motoristas são condutores, treinados, capacitados, e com toda garantia de um atendimento de qualidade a vocês , sua familia e a toda população de Petrolina,que na saude é a única coisa que funciona nesse governo da “SAUDE”.
    Esperamos que a secretaria de Saude e o Prefeito revejam e se realmente isso não acontecer,estam dando atestado de que realmente eles entendem de SAUDE,
    Eita Petrolina linda,cuida de teu povo eles merecem,independente de partido politico,são todos seres humanos. Vamos deixar o time que ta dando certo continuar,é um bota tira,um mexe ,mexe

  8. O JUÍZ disse:

    O que acabei de ler nesta carta é um absurdo, uma falta de “se mancol”. Como podem querer continuarem com os contratos (que deveriam ser temporários e já duraram desde 2006, ou seja 04 anos) tendo funcionários efetivos e capazes (pois trabalhavam na urgência do HDM quanto urgência clínica e pediátrica) para substituí-los? O prefeito estar seguindo a lei de responsabilidade fiscal. Vão arrumar outro emprego !!!!!

  9. Gil disse:

    Tem que continuar do jeito que está! Time que ta dando certo não se mexe… Vai trocar pra que ??? pra essas pessoas despreparadas deixarem pessoas virem a óbito!

  10. JJ disse:

    Vários profissionais do HDM, tambem fizeram treinamento, e do SAMU tambem. Nada é eterno,as capacitações existem para isso, para novos egressantes.

  11. malú disse:

    fico preocupada, pois naõ é qualquer foncionario .saõ os do SAMU ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIAS SAÕ OS ANJOS . TEM MUITAS DIFERENCIAS COM OS DO DOM MALAN .

  12. JOANA disse:

    CADA VEZ MAIS O PREFEITO DE PETROLINA MOSTRA COMO VEIO PARA FAZER A NOVA PETROLINA AFUNDADA ,DESPRESADA, SOFRIDA ,E ARREPENDIDA.

  13. maria disse:

    Em relação a essa problemaáica do SAMU, eu como usuaria do sus só tenho que agrandecer! um serviço que deu certo, porque mexer com um equipe de alta gabarito, aonde já tive necessidade para minha avó, principio de derrame agraça a Deus e a uma equipe maravilhasa. avó está viva sem problemas.
    Então eu peço as autoridades que deixe o pessoal do SAMU trabalhar!
    Vs já pensaram com esta novo equipe que vem do DHM, não é a mesma coisa.

  14. Igor disse:

    Olha este trabalhador são competente, já vi uma ocorrência de um acidente de moto aonde a pessoa parecia moto, e quando chegaram e começaram fazer o atendimento, a coisa mudou o paciente começo a respira e se mexer, como e bonito eles socorrendo uma vitima.
    Senhor prefeito deixar os trabalhador do samu trabalhar.

  15. aparecida disse:

    Senhor Prefeito espero que o senhor nunca sofrar um acidente que venha precisar justamente do SAMU com a nova equipe que o senhor junto com a secretaria de saúde estar mandando para o SAMU, não estou falando que o pessoal é incompetente só acho que não preparação para a sumir o samu.

  16. Gonçalves disse:

    Fiquei triste com esta carta, pois jamais esperava esta atitudes do governo, em retirar uma equipe de competência igual do SAMU, se vcs observar, que e um do serviço de saúde que ainda funcionar, eu posso falar porque já precisei e foi bem atendido.

  17. Brabão disse:

    só quem ja precisou pode avaliar o trabalho do samu, tem muita gente falando merda por que não tem noção do que é ter que ser socorrido em um acidente, ou um infarto e etc… por uma equipe que não tem o devido treinamento. o profissional tem que ser rápido e consciente, e a equipe que hoje esta no samu é extremamente competente e preparada, o brabão não acredita que o nosso prefeito da saúde vá fazer mais uma cagada desta
    Julio lóssio não faça isto com o povo que confiou o precioso voto em vossa excelência .

  18. Sebastiana Ferreira Silva (TIANA) disse:

    Resposta para os que não se identificam e usam mascaras p/ falarem bobagens: sem QI, JJ, o juiz…….
    – Vão estudar um pouco mais, para não assasinarem a lingua portuguesa. Aproveitem as oportunidades, universidades é oque mais tem hoje em Petrolina.
    Só para melhor lhes informar: os servidores que estão prestes a saírem do HDM, são todos concursados e serão removidos para outros setores do município por pura BIRRA do Sr. prefeito com o governador. Nem é preciso ser tão inteligente para perceber que quandoum menino mimado écontrariado ele faz birra! E nem sempre essa é a melhor forma de se conseguir as coisas.
    Digo birra, porque quando o HDM passou de estadual para municipal em 1996, os funcionários do Estado continuaram trabalhando para o Município. E agora que o Estado tomou o HDM por falta de administração adequada, os servidores municipais, ficam como bola de ping-pong (joga pra um canto joga pra outro). Quando? ou aonde isso vai parar?

    Quanto a equipe do SAMU, técnicos, enfermeiros e condutores passaram por prova seletiva, prova psicosocial, treinamento com equipes do SAMU de São Paulo e de Salvador e passam por curso do Ministério da Saúde com duração de um ano.
    Conclusão: o bom profissional anda com suas proprias pernas. QI fica para os sem competência que ficam sempre aguardando uma brecha!

    Há! me identifico porque não devo favor a político nenhum.

  19. Sebastiana Ferreira Silva (TIANA) disse:

    Resposta para os que não se identificam e usam mascaras p/ falarem bobagens: sem QI, JJ, o juiz…….
    – Vão estudar um pouco mais, para não assasinarem a lingua portuguesa! Aproveitem as oportunidades, universidades é o que mais teem hoje em Petrolina.
    Só para melhor lhes informar: os servidores que estão prestes a saírem do HDM, são todos concursados e serão removidos para outros setores do município por pura BIRRA do Sr. prefeito com o governador. Nem é preciso ser tão inteligente para perceber que quando um menino mimado é contrariado ele faz birra! E nem sempre essa é a melhor forma de se conseguir as coisas.
    Digo birra, porque quando o HDM passou de estadual para municipal em 1996, os funcionários do Estado continuaram trabalhando para o Município. E agora que o Estado tomou o HDM por falta de administração adequada, os servidores municipais, ficam como bola de ping-pong (joga pra um canto joga pra outro). Quando? ou aonde isso vai parar?

    Quanto a equipe do SAMU, técnicos, enfermeiros e condutores passaram por prova seletiva, prova psicosocial, treinamento com equipes do SAMU de São Paulo e de Salvador e passam por curso do Ministério da Saúde com duração de um ano.
    Conclusão: o bom profissional anda com suas proprias pernas. QI fica para os sem competência que ficam sempre aguardando uma brecha!

    Há! me identifico porque não devo favor a político nenhum.

  20. anita marques disse:

    Todos esses comentarios maldosos é intriga da oposiçao,e muita inveja,porque esses bobos acham que agente só desfila por ai exibindo os macacoes nas ambulancias do samu,não sabendo eles que é um trabalho duro! e minucioso,que exige bastante atençao e capacitação,não é para qualquer um,afinal de contas trabalhamos com vidas!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários