Teresinha Teixeira: história de fé e muito trabalho, passando pela educação

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2010 às 07:00

A educadora e ex-vereadora de Petrolina, Teresinha Teixeira Coelho, viveu na noite de ontem (22), no Centro de Cultura Dom Bosco, momentos de muita emoção que dificilmente irá esquecer. No dia em que completou mais uma aniversário, ganhou de presente um livro que conta toda sua trajetória de vida na cidade e do papel que desempenhou na educação dos petrolinenses, aliado à sua religiosidade.

O autor da biografia é o jornalista e escritor pernambucano Carlos Cavalcante – responsável por vários outros trabalhos biográficos de personalidades do estado. Somente em Petrolina ele já publicou um livro sobre Nilo Coelho, a Família Coelho, o primeiro bispo Dom Malan e, em janeiro, prepara-se para lançar a biografia de Ana das Carrancas.

Após meses de pesquisa, o jornalista revela detalhes como Teresinha deixou sua terra-natal no Piauí , em 1959, para fazer história em Petrolina como uma das mais figuras mais importantes da cidade, comandando há 34 anos o Colégio Dom Bosco. Ele lembra que desde a época em que atuou como repórter do Diário de Pernambuco e vinha a Petrolina a trabalho, começou a se interessar pela história de Teresinha. “Eu lia muito na biblioteca do Sesc e na municipal e via cada coisa fantástica sobre a professora Teresinha, como por exemplo sua fé inabalável e sua obsessão pela educação”, afirmou.

Durante a solenidade de lançamento do livro, vários convidados ilustres presentes ao Centro de Cultura Dom Bosco reforçaram as virtudes da educadora apontadas pelo autor do livro. O vice-prefeito Domingos Sávio, como ex-aluno do Dom Bosco, foi um deles. O deputado Geraldo Coelho também lembrou do trabalho de Teresinha em prol da educação. Na mensagem deixada por ele no livro, Geraldo destaca ainda a atuação dela como vereadora em três mandatos, defendendo projetos em prol da mulher, do meio ambiente e de crianças e jovens.

Outros dois convidados – o presidente do Sindicato de dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco, José Ricardo Diniz, e o professor Arnaldo Carlos de Mendonça, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho de Educação de Pernambuco – também fizeram questão de dar pessoalmente seus depoimentos sobre a abnegação de Teresinha na sua profissão.

A noite de homenagens à diretora do Dom Bosco teve ainda a presença de alunos e ex-alunos de várias gerações. No palco do Centro de Cultura, ela ganhou poemas e canções recitadas por alunos do colégio, e não conseguiu esconder a emoção. No final, os convidados participaram de um coquetel com direito até a bolo de aniversário da homenageada. “Agradeço a Deus por este momento. O título do livro de Carlos Cavalcante (Uma história de fé, educação e trabalho) é uma síntese do que é a minha vida”, declarou.

Teresinha Teixeira: história de fé e muito trabalho, passando pela educação

  1. Cida Nunes disse:

    Uma homenagem merecida, um reconhecimento mais do que justo.
    Parabéns profa Terezinha.
    Parabéns Beto pela iniciativa.
    Um abraço fraterno,
    Cida Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários